OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2025

Notícias

07/02/2025 às 18:26

Alexandre Nicolini participa do documento Tendências do Ensino Superior

Especialista foi um dos convidados pelo Semesp e STHEM para orientarar decisões relacionadas ao planejamento institucional das IES em 2025 Especialista foi um dos convidados pelo Semesp e STHEM para orientarar decisões relacionadas ao planejamento institucional das IES em 2025

O especialista em gestão acadêmica e avaliação da aprendizagem no ensino superior, Alexandre Nicolini, foi um dos convidados pelo Semesp e pelo Consórcio STHEM para orientar as decisões das instituições de ensino superior relacionadas ao seu planejamento institucional, no documento Tendências do Ensino Superior para 2025, lançado pelas duas entidades no dia 6 de fevereiro, em parceria com a revista Ensino Superior.

O documento foi criado como uma reflexão com a participação de 81 especialistas em várias áreas da educação acadêmica e visa a estimular os gestores de IES a identificar ou repensar suas prioridades, estratégias e investimentos. Organizada em blocos temáticos, a publicação permite uma compreensão assertiva das tendências da educação superior pelas IES.

“Minha contribuição está nas páginas 21, 24, 25 e 26 do capítulo sobre Novos Modelos Acadêmicos, pois todas as mudanças ensejam um novo modelo de instituição de ensino superior que seja flexível, eficaz e desejável”, disse Nicolini. Segundo o especialista, “há uma década a educação superior passou por um importante ponto de inflexão: aumento da competição, concorrentes em EAD, restrições de financiamento, novas metodologias e revolução tecnológica. E tudo isso ocorreu ao mesmo tempo”.

Alexandre Nicolini destaca que, “como é um documento público, considero importante que as IES o distribuam para todos os professores e coordenadores, pois conhecimento nunca é demais, ainda mais quando trabalhamos numa organização em que o conhecimento é o coração e a sua razão de ser”. Para Nicolini, “nesse cenário de tormentas, é importante que as IES possam contar com mapas confiáveis e bússolas precisas, a partir das reflexões de especialistas, para poderem construir sentidos na sua tomada de decisões em face dos desafios que esperam o ensino superior ao longo deste ano”.

Sobre Alexandre Nicolini

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de doutoramento na Paris IX, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Design Curricular e Avaliação de Aprendizagem, desenvolve metodologias de trabalho e programas de formação para IES que sintetizam sua experiência como pesquisador e orientador no stricto sensu e como gestor acadêmico, inclusive como reitor. Foi também avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

Participa da construção das políticas públicas de avaliação do ensino superior desde 1996, tendo orientado com sucesso diversos clientes a alcançar os melhores resultados, além de fazer palestras inspiradoras e ministrar oficinas práticas para dirigentes, coordenadores, professores e estudantes em IES de todas as regiões do Brasil. Em sua atuação, publicou mais de 60 artigos científicos sobre o ensino superior, que geraram mais de 800 citações, cujas referências podem ser consultadas aqui. Seu artigo intitulado "Qual será o futuro das fábricas de administradores?" é um dos mais citados na área de Administração no país.

Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.