OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 06 de maio de 2025

Notícias

17/03/2025 às 18:45

Pesquisa da TIM revela como os brasileiros estão incorporando a Inteligência Artificial ao dia a dia

Atenta às tendências, a TIM realizou uma pesquisa para entender como os brasileiros estão incorporando a Inteligência Artificial em suas rotinas. Realizado por meio da plataforma TIM Ads, o estudo recebeu quase 85 mil respostas de clientes de todo o Brasil e revelou que a IA já faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores, refletindo a crescente influência da tecnologia na vida das pessoas.

Os dados coletados mostram que 74% dos respondentes já ouviram falar de Inteligência Artificial e 53% já utilizaram alguma ferramenta – destes, 71% informam usar com frequência. No ranking de popularidade, as assistentes virtuais aparecem na liderança (28%), seguidas por tradutores automáticos (24%), IA para vídeos e música (22%) e criação de imagens (22%). Entre as plataformas mais conhecidas, destacam-se a Alexa (28%), o Google Tradutor com IA (26%) e o Google Assistant (24%). As IAs generativas, como o ChatGPT (19%) e o Gemini (18%), também estão ganhando destaque e relevância.

Quando questionados sobre o pagamento para usar a IA, 31% dos clientes que responderam à pesquisa afirmaram que já utilizam alguma ferramenta paga, enquanto 24% demonstraram interesse, caso os preços sejam acessíveis. A principal preocupação apontada é a privacidade e a segurança de dados (21%).

Os resultados da sondagem TIM Ads confirmam a crescente demanda por capacitação no universo da IA. Indo ao encontro das necessidades dos clientes, a TIM já oferece – por meio da parceria com o Descomplica – o curso livre gratuito “ChatGPT para Aumentar sua Produtividade”. Com conteúdos que visam aumentar a eficiência e o desempenho no ambiente de trabalho, em apenas poucos meses, o curso tornou-se o mais procurado dentre os disponíveis gratuitamente para usuários da operadora, já registrando 180 mil inscrições.

Sobre o TIM Ads

O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de Telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index.

Ascom TIM 

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.