Para saber a autoria de uma música, o intérprete de uma canção ou quem mais participou de uma gravação musical, a gestão coletiva da música no Brasil, composta pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), disponibiliza um portal que reúne quase 50 milhões de obras musicais e gravações de artistas nacionais e internacionais. O site Ecadnet é uma plataforma de consulta utilizada pela indústria da música, entidades de todo o mundo e público em geral. A partir de hoje, 04/09, o portal ganha uma modernização completa e funcionará com a implantação de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina.
"O nosso mercado musical é carente de dados e o site Ecadnet é uma das importantes fontes de consulta com informações musicais não só do Brasil, mas de outros países. Modernizar a plataforma e oferecer um site novo é a nossa forma de contribuir para a indústria musical", disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
O novo portal terá nova interface, melhorias na experiência do usuário e facilidade na navegação. Contará com um buscador mais rápido e preciso, a partir da ativação de ferramentas tecnológicas, além de proteção contra a possibilidade de ataques cibernéticos e novas medidas de privacidade. Também serão disponibilizados mais filtros de busca, associando a pesquisa de obra com um título específico ou com determinada palavra no título, e novos detalhes sobre as obras musicais e gravação.
"O projeto terá mudanças importantes para a experiência do usuário que busca informações no Ecadnet. O site é mais moderno, com implementação de novas tecnologias, como IA e aprendizado de máquina, para dar mais precisão e rapidez para quem precisa encontrar informações sobre músicas e artistas", comentou a gerente executiva de TI do Ecad, Valéria Pessôa.
Administrado pelo Ecad, o Ecadnet reúne as informações do banco de dados da gestão coletiva no Brasil com um total de 24,8 milhões de obras musicais, 24,3 milhões de fonogramas e informações musicais de mais de 5 milhões de titulares de música, que são compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.
Esses titulares de música cadastram suas informações artísticas e seus repertórios musicais nas associações de gestão coletiva e, a partir desses dados, o Ecad consegue identificar as músicas tocadas e que tiveram seus direitos autorais pagos por quem as utilizou em diferentes canais e espaços no país. Os estrangeiros são cadastrados no Brasil por meio de contratos de representação firmados entre as associações estrangeiras e nacionais. É importante destacar que a filiação nas associações de música é necessária para que compositores e artistas possam receber seus direitos autorais de execução pública no Brasil.
Para acessar o novo portal, basta fazer um cadastro simples. Veja aqui o novo Ecadnet - https://ecadnet.ecad.org.br/
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.