OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

28/01/2018 às 16:30

Candidatos falam de expectativa para concurso da Educação estadual

Concurseiros já estudam para provas que serão realizadas em breve Concurseiros já estudam para provas que serão realizadas em breve

Igor Gouveia

A temporada de concursos que está sendo feita pelo Governo de Alagoas tem mudado a rotina de muitos alagoanos. Os candidatos enxergam nos certames a oportunidade não só mudar suas vidas, como também a chance de melhorar diversos índices do Estado.

Um bom exemplo disso é o recente edital divulgado pela administração estadual para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Conforme informações, ao todo, 850 vagas devem ser preenchidas para o cargo de professor para a rede pública de ensino alagoana. Os aprovados serão distribuídos entre as 13 Gerências Regionais de Ensino (Geres) que atendem a todo o Estado.

“O concurso tem sido bastante aguardado pelos professores de Alagoas, especialmente diante da crise econômica pela qual o país vem passando. As escolas particulares têm contratado menos, pois a inadimplência é enorme e muitos alunos acabaram mudando para a rede pública porque os pais vêm sentindo dificuldade em manter o padrão de vida anterior”, conta a professora e uma das candidatas a uma das vagas, Emilaine Santos.

Segundo ela, a abertura de vagas para a rede pública é uma boa oportunidade para que novos profissionais possam, de alguma forma, propor mudanças para a educação pública. “Acredito que será um concurso bastante concorrido e espero que sejam nomeados os aprovados o quanto antes e que a relação de espera também seja movimentada a curto prazo, pois sabemos que há carência de professores na rede pública de ensino, assim como há muitos profissionais qualificados, com novas ideias e interessados em fazer a diferença nas salas de aula”, comenta.

O concurso, conforme a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), será regido pelo Cebraspe, com auxílio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Seduc. De acordo com o edital divulgado, as vagas são para as professores das disciplinas de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia.

Transparência

Engana-se, no entanto, que o processo que finda na realização das provas do concurso seja algo tão fácil assim.  É necessário que o Estado, por meio da parceria de diversas pastas, pense em conjunto para que não haja nenhum problema nas contas do Estado, já que a contratação de pessoal é algo que deve ser feito com cautela.

“Todo o processo de realização deste concurso foi feito baseado, sobretudo, na transparência. O Governo de Alagoas se sobressai mais uma vez em realizar um certame deste tamanho e, sem dúvidas, esse é um grande passo para melhorar a educação dos jovens alagoanos", explica o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Outro candidato que também está nos preparativos para prova é Anderson Vieira. Recém-formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o professor que sonha em ocupar uma vaga para a disciplina de Inglês está confiante em sua participação no certame. 

“Há alguns meses venho me preparando para o concurso. Desde que o governador Renan Filho anunciou que o edital seria divulgado, comecei a me dedicar para a seleção, focando, principalmente, na área em que quero atuar. Essa, sem dúvidas, é uma boa oportunidade para ingressar no Estado e melhorar o ensino local”, explica.

Inscrições e provas

Apesar do prazo já está chegando ao fim, ainda dá tempo para que os professores interessados participem do processo. As inscrições estão abertas até o dia 1 de fevereiro. O procedimento deverá ser feito somente via internet, no portal do Cebraspe. Conforme divulgado, a taxa de inscrição é de R$ 95.

As provas objetivas, que ocorrerão em Maceió e Arapiraca, terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 1º de abril de 2018, no turno da tarde. Além de todos os requisitos para a realização da inscrição no certame, o edital publicado também possui informações sobre remuneração, jornada de trabalho, avaliações e lotação.

Para consultar o edital da Educação, basta acessar o portal da Seplag e clicar no link “Concursos”, disponibilizado na parte superior do site.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.