OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2025

Notícias

15/04/2025 às 18:54

Alexandre Nicolini aponta os cursos "top" no Enade 2023

Análise realizada pelo especialista com base nos resultados do exame divulgados pelo MEC revela os 12 cursos que mais acertaram questões Análise realizada pelo especialista com base nos resultados do exame divulgados pelo MEC revela os 12 cursos que mais acertaram questões

O especialista em gestão acadêmica, design curricular e avaliação da aprendizagem, Alexandre Nicolini, deu início nesta terça-feira (15) a uma série de análises sobre os resultados do Exame Nacional de Desempenho (Enade) de 2023 cujo objetivo é “lançar luz sobre os reais resultados da avaliação da aprendizagem aferidos pelo exame”.

Nicolini começou apontando os 12 cursos considerados “top” no Enade 2023. “Esses cursos são aqueles que mais acertaram questões nos componentes de Formação Geral (FG) e Formação Específica (FE), entre todos os 9.812 avaliados pelo exame divulgado na última sexta-feira pelo MEC”, diz Nicolini.

Ao apresentar a relação de 12 cursos que mais se destacaram com notas máximas (que não inclui cursos de Medicina), Nicolini destacou que “das 28 carreiras avaliadas em 2023, em 16 não houve um 5 absoluto”. Segundo o especialista, “obter conceito 5 revela apenas que a IES é melhor do que os outras para o INEP, mas para saber o quanto uma IES que obteve o Enade Contínuo Máximo é realmente boa, é preciso dispor de mais evidências”.

Na relação apontada por Nicolini, a Universidade Federal do Paraná com Veterinária e Biomedicina e o Instituto Militar de Engenharia com as engenharias mecânica e civil foram as únicas IES que tiveram dois bacharelados entre os 5 absolutos. “Aliás, as IES públicas federais foram 2 em cada 3 notas máximas. Nos bacharelados, o único a romper esta barreira foi agronomia, pela Faculdade Arnaldo em Belo Horizonte” diz o especialista.

Os demais 5 absolutos no bacharelado listados por Nicolini couberam à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.com engenharia ambiental, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. com engenharia de computação, à Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, com Enfermagem, e à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Oficial, com engenharia florestal.


“Nos cursos superiores de tecnologia (CST), registramos o 5 absoluto para Radiologia no Unichristus - Centro Universitário Christus de Fortaleza, Segurança no Trabalho pelo Centro Universitário Fametro de Manaus e Gestão Ambiental pela Universidade Santa Cecília. Aqui o predomínio será sempre das IES privadas, sem prejuízo do mérito delas, pois as IES públicas dificilmente saem da dobradinha licenciatura-bacharelado”, destaca Nicolini.

“É importante perceber que a análise aponta as melhores entre as melhores nos dois componentes diferentes da prova do Enade, ou seja, Formação Geral (FG) e Formação Específica (FE), mas não estou me referindo a provas gabaritadas. Pelo contrário, os resultados mostram que as notas brutas destas IES em FG e FE mal ultrapassaram 70%, quando ultrapassaram. Na minha visão, deveria ser mais”, conclui o especialista.

Sobre Alexandre Nicolini

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de doutoramento na Paris IX, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Design Curricular e Avaliação de Aprendizagem, desenvolve metodologias de trabalho e programas de formação para IES que sintetizam sua experiência como pesquisador e orientador no stricto sensu e como gestor acadêmico, inclusive como reitor. Foi também avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

Participa da construção das políticas públicas de avaliação do ensino superior desde 1996, tendo orientado com sucesso diversos clientes a alcançar os melhores resultados, além de fazer palestras inspiradoras e ministrar oficinas práticas para dirigentes, coordenadores, professores e estudantes em IES de todas as regiões do Brasil. Em sua atuação, publicou mais de 60 artigos científicos sobre o ensino superior, que geraram mais de 800 citações, cujas referências podem ser consultadas em Link.



Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.