OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

16/04/2025 às 12:06

Centro de Educação Infantil usa método que concecta crianças à natureza

Pedagogia Orgânica abre um leque de possibilidades para se trabalhar na primeira infância Pedagogia Orgânica abre um leque de possibilidades para se trabalhar na primeira infância

Maria Clara Tenório (estagiária)

A Pedagogia Orgânica é uma metodologia que promove uma conexão mais profunda entre as crianças e a natureza, estimulando a criatividade por meio de propostas coletivas e expedições investigativas. Buscando um processo de aprendizagem mais eficaz e um desenvolvimento saudável, a prática é uma das bases do currículo interno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, no bairro Cidade Universitária.

“A gente 'pega carona' em uma abordagem da educadora Léa Tiriba, o desemparedamento da infância. Essa prática, que tira as crianças do lado de dentro, do concreto, e as coloca ao ar livre, para brincar na terra e com as plantas, ter contato com animais e conhecer as áreas verdes, garante os seus direitos e as tira desse confinamento às telas, como o celular e a televisão, que é muito comum atualmente”, explica Rozana Melo, coordenadora pedagógica da creche e mestra em educação brasileira.

Rozana conta que a Pedagogia Orgânica abre um leque de possibilidades para se trabalhar na primeira infância, com base nos documentos oficiais voltados para essa etapa e no Referencial Curricular de Maceió de 2019, assim como nos teóricos e primórdios da educação infantil. Dentre as experiências promovidas dentro dessa abordagem no CMEI, a mais recente foi a plantação de milho.

“Plantamos com as crianças para que no mês de junho a gente consiga tirar os frutos da terra, possibilitando a elas esse contato com a natureza, de plantar, saber que o milho que a gente está plantando, como uma das crianças falou, vai virar pipoca, e ter essa noção da terra como orgânica, dessa possibilidade de ter uma planta germinando, nascendo e gerando um fruto, que é o milho. Passamos por toda essa perspectiva de comunicação com a criança, de entendimento. Depois que a gente colher o milho, a gente vai fazer receitas com eles, e assim sucede o trabalho”, continua a coordenadora.

Experiência de Pedagogia Orgânica no CMEI Fúlvia Rosemberg. Foto: Ascom Semed

Experiência de Pedagogia Orgânica no CMEI Fúlvia Rosemberg

Atividades com foco na criação de arte por parte das crianças, como coleta de gravetos, pedrinhas e sementes e a reciclagem de materiais como papelão, linha e tecido – alternativas para a diminuição do trabalho com o plástico –, também são frequentes na unidade. Além desse aspecto natural, práticas como a escuta sensível também guiam essa metodologia, que tem o seu fazer movido pelas curiosidades das crianças.

“É importante incluir a Pedagogia Orgânica no dia a dia dessas crianças desde a primeira infância porque é na primeira infância que elas despertam para o cuidado com a natureza, para o contato com os seres vivos. Então, durante o ano, nós desenvolvemos vários projetos que a envolvem, sempre buscando explorar todo o potencial da criança diante de tantas possibilidades que a Terra nos dá e tornando os entornos das escolas mais seguros, mais brincantes e também menos poluídos”, esclarece Rozana.

A coordenadora ainda parabeniza a equipe da creche, liderada pelas diretoras Cláudia Couto, Jailda Silva e Ana Paula Costa, que acredita na importância da brincadeira como forma de aprendizado. “Mais do que um espaço institucional, o CMEI é uma casa que acolhe, é território vivo de afeto”, finaliza.

Alunos do CMEI Fúlvia Rosemberg participam de ação na unidade. Foto: Ascom Semed

Alunos do CMEI Fúlvia Rosemberg participam de ação na unidade

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.