Dorgival Júnior
O Núcleo de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que o calendário de semeadura para o plantio de soja em Alagoas teve início neste mês de abril e deve se estender até julho.
O calendário é uma medida que complementa o vazio sanitário, que faz parte da estratégia de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar prejuízo econômico para o produtor.
O período definido de semeadura da soja tem o propósito de reduzir a presença do fungo no campo, racionalizando o número de aplicações de fungicidas e evitando o risco da resistência do fungo às moléculas químicas utilizadas no controle da praga
“O produtor precisa estar atento ao prazo para fazer o plantio em Alagoas. Nesses três meses. ele pode fazer a semeadura de acordo com a determinação da portaria do Mapa, evitando ser autuado”, declarou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.
O período para a semeadura da soja foi determinado de acordo com a Portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), n° 840, de 8 de julho de 2023, que estabelece o calendário da cultura da soja, em nível nacional, referente à safra 23/24.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.