OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2025

Notícias

22/04/2025 às 10:38

Corpo de Bombeiros forma 12 militares no Curso de Habilitação de Oficiais, em Arapiraca

Cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção Cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção

Alessandra Lima (*)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) formou 12 militares no Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) 2024.2. A cerimônia especial foi realizada no Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral (CAETI), em Arapiraca, no dia 16.

A formatura coroou os militares após quase nove meses de formação e treinamentos intensivos na Academia de Bombeiro Militar (ABM), localizada no município do Agreste. O CHO representa um marco importante na carreira dos bombeiros militares, oferecendo aos subtenentes a oportunidade de ascender ao posto de Oficial Bombeiro Militar.

A formatura

A cerimônia de formatura foi marcada por momentos de emoção, incluindo a entrega da Medalha de Aplicação e Estudo Dom Pedro II ao 1º colocado da turma, o 2º tenente Lucas Casado; e os certificados aos subtenentes Suzana e Calaça, que ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Outro destaque foi a entrega dos certificados pelos padrinhos aos concluintes, reforçando o simbolismo e a importância do momento.

Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades da instituição, como o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa; o subcomandante-geral, Coronel Justo; o coordenador do CHO, major Lisboa; o comandante da Academia de Bombeiro Militar, coronel Reinaldo; o coronel Alexandre Lima, da Diretoria de Ensino; além de familiares e amigos, celebrando esse marco significativo na trajetória dos formandos.




O comandante-geral do CBMAL parabenizou os militares pelo marco na carreira e destacou a relevância da formação para o fortalecimento da corporação.

“Hoje é um dia importante para a corporação, pois estamos entregando novos oficiais habilitados, prontos para somar à administração pública. É também uma conquista pessoal para cada um deles, e fico muito orgulhoso de ver profissionais tão bem formados, com perspectiva de melhorias para a instituição. Esse é um grande legado, tanto institucional quanto pessoal. Nosso reconhecimento por esses nove meses de estudos contínuos, são verdadeiros heróis e grandes vencedores por estarem aqui se formando”, enfatizou coronel Sérgio André Verçosa.

O comandante da Academia de Bombeiro Militar também ressaltou a importância da formação para a segurança pública no estado.

“É mais um dia importante para a instituição. Está formando mais 12 novos militares aptos e habilitados ao quadro de oficiais administrativos, o que demonstra a qualidade da formação e o impacto positivo para a corporação e para a sociedade”, afirmou coronel Reinaldo.

Um dos formandos, o 2º tenente Lucas Casado falou sobre a felicidade em concluir o CHO e superar todas as adversidades.

"O sentimento é, antes de tudo, de gratidão. Gratidão por tudo que vivenciamos, por tudo que a corporação proporcionou aos 12 concluintes. A jornada foi longa e aconteceu em um município diferente da residência da maioria; 11 de nós moravam em Maceió, então enfrentamos diversas situações desafiadoras, como instruções práticas e teóricas”, disse.

“Hoje, o sentimento é novamente de gratidão e de dever cumprido, pois obtivemos êxito em todas as disciplinas e atividades. A corporação e a sociedade ganham com isso, pois agora contam com 12 militares aptos e habilitados tanto para a gestão e o trabalho teórico quanto para a atuação operacional na corporação", acrescentou.

CHO

O CHO é abrangente e preparou os militares para exercer funções e atribuições até o posto de capitão, além de fortalecer a gestão da tropa e da instituição, os novos oficiais contribuirão ativamente para a administração de processos e para o desenvolvimento contínuo da corporação.




Para ingressar no curso, iniciado em agosto de 2024, os alunos passaram por um rigoroso processo seletivo, que incluiu testes físicos exigentes. Durante a formação, enfrentaram uma rotina intensa, com uma carga horária desafiadora de estudos, treinamentos físicos e a disciplina rigorosa característica dessa capacitação, com o objetivo de prepará-los para assumir novas responsabilidades dentro da corporação.

Ao longo do curso, os alunos se dedicaram a uma ampla gama de disciplinas, abordando tanto aspectos teóricos e administrativos quanto operacionais. Entre os módulos práticos, destacam-se os treinamentos em salvamento, combate a incêndios e salvamento aquático. Eles também foram capacitados em áreas como gestão de pessoas e de projetos, além de instruções militares, como ordem unida e instrução geral.

(*) Estagiária sob supervisão

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.