O mercado óptico brasileiro passa por um momento próspero para o empreendedorismo, impulsionado pela preferência do público por produtos de saúde visual de alta qualidade.
Esse cenário abre oportunidades para marcas que combinam qualidade, inovação e atendimento personalizado, como as Óticas Diniz , uma das maiores redes de óticas 100% brasileiras. A empresa posiciona-se como uma das principais referências do setor, com mais de mil unidades distribuídas por todo o território nacional em mais de 420 cidades.
Com mais de 30 anos de atuação, a marca construiu um modelo de franquias que reúne solidez, inovação e suporte completo aos empreendedores. Para 2025, o plano de expansão conta com investimento de mais de R$ 25 milhões .
“Queremos ampliar nossa presença em cidades menores e regiões ainda não atendidas, sem abrir mão do padrão de qualidade que nos consagrou ”, afirma Claudia Valerio, diretora de operações e expansão da rede. “ A expectativa é fechar o ano com crescimento de três dígitos, impulsionados por essa estratégia bem fundamentada ”.
Outro diferencial é o compromisso com a responsabilidade social. A plataforma Diniz Social permite que franqueados e colaboradores participem de iniciativas que impactam positivamente a comunidade e agregam um propósito nobre ao negócio.
Fatores que impulsionam a expansão
Um dos principais valores das Óticas Diniz é o atendimento personalizado, que coloca a experiência do cliente como prioridade nas ações realizadas durante o ano todo. As lojas são projetadas para oferecer conforto e bem-estar, com espaços amplos e ambientes que não possuem funcionalidade e design. A rede também se destaca pela qualidade dos produtos, com um portfólio que vai desde óculos de correção e óculos de sol, até armações de grifes internacionais.
“ Estamos há mais de três décadas no mercado, formando empreendedores em um setor que cresce de forma contínua. Nosso propósito é estar próximo dos franqueados e oferecer assistência completa em todas as etapas da operação ”, garante o especialista.
A rede também investe em capacitação por meio da Universidade Diniz , que disponibiliza treinamentos em operações, finanças, produtos e marketing. A Plataforma de Ensino a Distância (EAD) complementa essa formação e garante que os colaboradores e franqueados tenham acesso a conteúdos atualizados e estratégicos para o negócio.
Rentabilidade e retorno para os franqueados
Com um faturamento médio mensal de R$ 110 mil por loja e lucratividade entre 15% e 20%, como Óticas Diniz se destaca como uma das mais vantagens do mercado. O prazo de retorno do investimento varia de 12 a 18 meses, um atrativo para quem busca empreender com segurança.
O investimento inicial para se tornar um franqueado parte de R$ 250 mil, com capital de giro estimado entre R$ 80 mil e R$ 120 mil. A rede não cobra taxa de franquia, o que reduz os custos iniciais e facilita o ingresso de novos empreendedores.
Com uma trajetória marcada por inovação, qualidade e compromisso com o cliente, a rede planeja seguir com sua expansão e oferecer oportunidades reais para quem deseja empreender com uma marca reconhecida e confiável.
Mercado
De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Mensal do Comércio revela que em 2024, o comércio varejista brasileiro registrou um aumento de 4,7% nas vendas , em comparação com o ano anterior. Este foi o maior crescimento em 12 anos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia divulgados esse ano, cerca de 70% da população sofre de algum tipo de desconforto visual recorrente, por conta do uso prolongado de computadores, laptops , tablets e celulares.
Sobre as Óticas Diniz
Fundada em 1992 por Arione Diniz, na cidade de São Luís (MA), é uma das maiores redes de óticas 100% brasileiras. Presente em todo o país, oferece um mix diversificado de produtos e soluções ópticas de qualidade, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol das principais grifes. Autoridade em saúde visual há mais de 30 anos, a rede também proporciona aos seus clientes um ambiente aconchegante e acolhedor nas lojas modelo clássico e prime.
Desde 2016 a rede atua com a campanha de responsabilidade Diniz Social. Essa iniciativa pioneira visa contribuir para a mudança da realidade da visão infantil no Brasil e já beneficiou 110 mil crianças em idade de alfabetização de escolas públicas e entidades parceiras, que passaram por consultas com médico oftalmologista gratuitamente – e mais de 36 mil receberam a doação de óculos de grau completo.
Recebeu o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é sinônimo de qualidade e padronização, por três anos consecutivos, em 2022, 2023 e 2024. Foi colocado entre as maiores franquias do país pelo Ranking da ABF em 2025. Recebeu o prêmio do Reclame Aqui como o melhor atendimento do mercado óptico por mais um ano, colecionando três prêmios nesta categoria (2020, 2021 e 2023), e conquistou o selo de 5 estrelas do prêmio Melhores Franquias do Brasil, chancelado pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), em parceria com a Serasa Experian.
Ascom Óticas Diniz
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.