OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

22/04/2025 às 18:38

Esmal oferece formação de facilitadores de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica

O curso será realizado presencialmente na sede da Esmal, nos dias 8 e 9 de maio. - Arte: Kenny Lucas - Ascom/Esmal O curso será realizado presencialmente na sede da Esmal, nos dias 8 e 9 de maio. - Arte: Kenny Lucas - Ascom/Esmal

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abre, nesta quarta-feira (23), as inscrições para o curso de formação de facilitadores de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica. São 80 vagas destinadas a integrantes das equipes multidisciplinares do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e de instituições parceiras. Os interessados podem se inscrever, até 6 de maio, pelo Sistema de Eventos da Esmal.

O curso será realizado presencialmente na sede da Esmal, nos dias 8 e 9 de maio, nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (14h às 18h). A capacitação também é aberta a profissionais de equipes multidisciplinares dos municípios, ONGs, sistema prisional e demais órgãos públicos que desenvolvem ou pretendem desenvolver esse tipo de abordagem.

A formação tem como objetivo contribuir para a redução dos índices de violência contra a mulher, a partir da organização e execução de Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar (GRHAV). A proposta é promover a responsabilização e a mudança de comportamento dos agressores como estratégia de enfrentamento ao problema.

Docentes

Bruna Keli Lima Diniz – Graduada em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), especialista em Psicologia Jurídica e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente, integra a equipe técnica da Casa da Mulher Alagoana – TJAL e desenvolve trabalhos que articulam o Sistema de Justiça e as políticas públicas.

Karla Deysiane Machado Alvarenga – Psicóloga formada pela PUC-MG e pós-graduada em Sistema de Proteção Social. Tem ampla experiência em violência doméstica, com atuação na Defensoria Pública de Minas Gerais e pesquisa sobre o tema. Foi diretora da Proteção Social Especial em Itabira-MG, onde implantou o Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher (Cream). Atuou por 14 anos como psicóloga social na Secretaria de Assistência Social de Itabira. Atualmente, é psicóloga da Coordenadoria Estadual da Mulher no TJAL.

Filipe Norberto - Ascom/Esmal

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.