Até sexta-feira (25), Maceió será palco da Semana Fashion Revolution 2025, a maior mobilização global por uma moda ética, justa e transparente. Com o tema Pense global, aja local: quem é o Brasil na revolução da moda?, o evento convida a sociedade a refletir sobre os impactos sociais, ambientais e culturais da moda, reforçando a importância de construir alternativas conscientes e enraizadas nos saberes locais.
Todas as ações são gratuitas e abertas ao público, reafirmando o compromisso com o acesso democrático ao conhecimento, à cultura e à sustentabilidade. A programação inclui exibição de documentário, rodas de conversa com especialistas, oficinas criativas, trocas de roupas, café colaborativo e ações formativas para artesãos locais.
As atividades acontecem em espaços simbólicos da cidade, graças à colaboração de importantes parceiros. Hoje, 22 de abril, a partir das 19h30, o Centro Cultural Arte Pajuçara, reconhecido por seu compromisso com a promoção do cinema independente e das expressões culturais locais, acolhe a abertura do evento com exibição de documentário e roda de conversa. Amanhã (23), às 15h, as atividades serão realizadas na Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal, localizada na Praça Sinimbu, Centro de Maceió.
O projeto conta também com a parceria do Desapego Milanur, que promove práticas de consumo consciente e economia circular por meio da troca de roupas, e com o Mercado do Artesanato, espaço tradicional de valorização da produção artesanal alagoana, onde serão realizadas atividades formativas e de orientação, exclusivamente, para artesãos e artesãs do espaço.
A Semana Fashion Revolution em Maceió é uma iniciativa da professora Pollyanna Isbelo, representante do movimento na cidade e coordenadora do projeto de extensão Moda e Arte, desenvolvido na Escola Técnica de Artes da Ufal. A execução das ações conta com a colaboração ativa dos estudantes Amanda Taís, Daniela Olganez, Emerson Albuquerque (DJ Erms) e Talitha Demenjour, fortalecendo o protagonismo estudantil e a articulação entre educação, cultura e transformação social.
“Durante os encontros, o público será convidado a refletir: Quem fez minhas roupas? Do que são feitas as minhas roupas? A cor de quem fez minhas roupas? Essas perguntas não trazem respostas prontas, mas revelam o que muitas vezes permanece invisível. Questionar é o primeiro passo para transformar a forma como pensamos, consumimos e nos relacionamos com a moda. Mais do que um evento, a Semana Fashion Revolution é um chamado à ação coletiva e, em Maceió, ela reverbera nos saberes ancestrais, nas mãos que criam e nas propostas que apontam novos caminhos”, afirmou a professora.
Serviço
22 de abril – Centro Cultural Arte Pajuçara
19h30 - Exibição do filme O Ponto Firme, direção de Laura Artigas21h - Roda de conversa Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?, com Adenise Ribeiro, Fabricy Carneiro e João Quintino.
23 de abril – Escola Técnica de Artes da Ufal
15h - Desapego Milanur (para participar dessa atividade, é necessário preencher um formulário de inscrição disponível na bio do @desapegomilanur)15h30 - Roda de conversa O Tempo da Moda, com Júlia Ferreira Caroá, Manur e Petrúcia Lopes16h30 - Café Colaborativo - Momento da troca das roupas - DJ Erms
24 de abril – Mercado do Artesanato
9h - Bate-papo Moda, artesanato e segurança jurídica: como proteger seu negócio, com Mila Madeira
25 de abril – Mercado do Artesanato
9h - Oficina O fio ensina: mãos que constroem ponto a ponto, exclusiva para artesãos do espaço, com Thalita Almeida.
Ascom Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.