OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

23/04/2025 às 17:37

Do Banco do Brasil à Globo: 25 empresas mais procuradas para o primeiro emprego, no último ano

IStock IStock

As buscas por modelos de currículo na internet tendem a envolver um público específico: pessoas em busca das primeiras oportunidades de trabalho. No último ano, pesquisas para termos como “modelo de currículo jovem aprendiz” geraram cerca de 3 milhões de consultas no Google, segundo um estudo da Onlinecurriculo, plataforma de currículos online. A demanda por currículos para essa finalidade parece acompanhar o ingresso de jovens em vagas de aprendizagem.

De janeiro a novembro de 2024, foram cerca de 98.242 currículos contratados no programa de Jovem Aprendiz, número 11,9% maior do que em 2023. Criado pela Lei da Aprendizagem, esse modelo de trabalho oferece as primeiras experiências profissionais a pessoas entre 14 a 24 anos que estejam cursando o ensino médio, sobretudo, em instituições públicas.

Diante desse cenário, a plataforma especializada em carreiras analisou quais empresas são mais desejadas por esse público para iniciar a trajetória profissional. O levantamento, que englobou pesquisas online feitas entre março de 2024 e 2025, teve como foco expressões como "jovem aprendiz em" e registrou mais de 3 milhões de buscas relacionadas a diferentes empresas. Entre os segmentos mais procurados, destacam-se o setor financeiro, de telefonia, alimentação e bebida.

Primeiras oportunidades

Uma jornada de quatro horas diárias, salário mínimo nacional, auxílio-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. Esse é o pacote de garantias que, em geral, um jovem aprendiz recebe ao ingressar em uma empresa que oferece o programa. Algumas companhias oferecem benefícios como planos de academia, folga no aniversário, plano odontológico e descontos em produtos da marca, dependendo da política interna de cada organização.

Entre os setores mais desejados, o financeiro se destaca. Representando 44% das buscas online no Google no último ano, o segmento bancário liderou o interesse entre os jovens que desejaram ingressar no mercado de trabalho por meio do programa. Para se ter uma ideia, apenas as instituições Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e Sicredi somaram 1,3 milhões de pesquisas entre os internautas que buscaram uma vaga de aprendiz.

No topo do ranking, o Banco do Brasil registrou cerca de 523 mil buscas no período. Neste ano, o banco prevê a abertura de vagas para seu programa em parceria com Entidades Sem Fins Lucrativos. Por sua vez, o Banco Bradesco já está com as inscrições abertas — são 567 vagas distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal.

Representando o setor de telefonia, o programa de Jovem Aprendiz da Vivo recebeu 493 mil pesquisas no último ano, com 15% do interesse do total das buscas por empresas. As inscrições para 2025 contavam com 200 vagas espalhadas por 10 estados e o Distrito Federal.

As duas maiores empresas do setor de recursos naturais, Petrobras e Vale, representam juntas 10% das buscas por programas de Jovem Aprendiz. A Vale, para 2025, abriu oportunidades em áreas como mecânica, eletromecânica, elétrica, dentre outros.

O setor de alimentação e bebidas alcançou 7% das buscas entre os internautas, com destaque para empresas como McDonald's (86 mil pesquisas), Ambev (77 mil), Coca-Cola (38 mil) e Nestlé (14 mil). Tanto o McDonald's quanto a Nestlé mantêm programas de aprendizagem e disponibilizam vagas conforme a demanda. Já a Ambev, neste ano, abriu oportunidades para aprendizes em seis estados, enquanto a Coca-Cola também lançou vagas em Minas Gerais.

O quarto segmento mais procurado por quem busca o primeiro emprego é o de cosméticos e moda, que concentrou 6% das pesquisas na internet. Entre as empresas mais desejadas estão Renner (51 mil buscas), O Boticário (49 mil), Nike (33 mil), Melissa (31 mil) e Riachuelo (23 mil). Atualmente, a Renner possui 18 vagas abertas em sete estados, e a Riachuelo disponibiliza seis oportunidades em três estados.



Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo, destaca que a contratação de aprendizes é uma estratégia que gera valor tanto para as empresas quanto para a sociedade.

"No segundo semestre de 2024, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos foi de 14%, mais que o dobro da taxa nacional. O programa Jovem Aprendiz oferece a esse público uma oportunidade valiosa de desenvolver tanto habilidades técnicas quanto interpessoais, unindo aprendizado em sala de aula com experiências práticas, além de fortalecer o currículo com vivências relevantes e valorizadas no mercado., pontua.

Ela acrescenta que "além de preparar futuros profissionais, a iniciativa fortalece a diversidade dentro das companhias e aproxima as empresas da nova geração, gerando impacto social e alinhamento com a agenda ESG global."

METODOLOGIA

Para avaliar o interesse dos jovens em ingressar no mercado de trabalho como aprendizes, a Onlinecurriculo analisou o volume de buscas relacionadas à elaboração de currículos para esse tipo de vaga. Os termos “modelo de currículo jovem aprendiz” e “currículo jovem aprendiz” somaram 3 milhões de pesquisas.

Para identificar as empresas mais desejadas pelos candidatos ao programa de Jovem Aprendiz, foram analisadas as buscas pelo termo “jovem aprendiz em” no período de março de 2024 a março de 2025. Nessa análise, foram consideradas instituições de ensino e formação teórica, como CIEE, Senac, Senai e Renapsi, focando exclusivamente em empresas empregadoras. A partir do levantamento de dados, foram contabilizadas as companhias com maior volume de buscas, possibilitando a construção do ranking final.



Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.