OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

24/04/2025 às 12:15

Esmal: nova turma da pós em Direito Processual é recepcionada com aula magna

"A Escola está aberta à sociedade alagoana", disse desembargador Fernando Tourinho, diretor da Esmal

Carolina Amâncio

A nova turma da pós-graduação integrada em Direito Processual foi recepcionada, nesta quarta-feira (23), com uma aula magna na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), ministrada pelo juiz coordenador-geral de cursos, Alberto Jorge Correia de Barros Lima. O curso, que alia teoria e prática supervisionada, tem duração de 15 meses e oferecerá 500 horas de aulas para os 60 estudantes selecionados.

Durante a abertura do evento, o diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou o papel da Escola na formação de profissionais para além da magistratura.

"A Esmal não forma apenas magistrados e servidores. Forma juristas. A Escola está aberta à sociedade alagoana. Aqui se formarão bons profissionais, alguns seguirão para a magistratura, outros para o Ministério Público, outros serão advogados, professores. Todos com formação sólida", afirmou o desembargador.

Corpo docente e residência judicial

A pós-graduação conta com um corpo docente de excelência, sendo 80% formado por mestres e doutores reconhecidos no meio jurídico alagoano. Ao todo, 19 disciplinas serão ofertadas durante o curso, com aulas presenciais às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, na sede da Esmal, em Maceió.

Durante a solenidade, Alberto Jorge Correia, que também é professor do curso, explicou o funcionamento da residência judicial, uma das etapas práticas da formação. Segundo ele, parte dos alunos poderá participar de atividades remuneradas dentro do Judiciário.

Pós-graduação é também preparatória para concursos públicos e dispõe de programa de Residência Judicial

"O programa de residência judicial oferece a oportunidade de os alunos vivenciarem, no dia a dia, as engrenagens do Judiciário. Além da bolsa, eles vão acompanhar diretamente o trabalho dos juízes, o que enriquece a formação e traz benefícios diretos para o jurisdicionado, com um Judiciário mais eficiente e próximo da sociedade", disse o magistrado.

Recém-formada em Direito, a estudante Alice Ribeiro compartilhou sua empolgação com o início das aulas.

"Espero aprender muito com essa pós-graduação. O corpo docente é extremamente qualificado e estou muito feliz por ter conseguido uma das vagas", declarou a aluna.

Também estiveram presentes na aula magna a secretária pedagógica da Esmal, Júlia Mendes; o coordenador de cursos para magistrados da Esmal, Ygor Figueirêdo; a diretora da Biblioteca Geral do Judiciário, Mirian Alves; os professores Elaine Pimentel e Andreas Krell, que lecionarão na especialização; além de servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).


Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.