Niel Rodrigues
Nesta quarta-feira (23), o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor, participou da 1ª Reunião de Trabalho das Corregedorias das regiões Norte e Nordeste. O encontro integrou a programação do 1º Encontro Nacional de Governança sobre Litigiosidade Responsável no Poder Judiciário, realizado em dois dias em São Luís, no Maranhão.
Entre os temas discutidos, destacou-se a Resolução nº 557/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui uma política pública voltada ao estímulo da lotação e permanência de magistrados em comarcas classificadas como de difícil provimento.
Os corregedores também abordaram a questão da competência delegada, que permite às varas estaduais julgar processos previdenciários nos casos em que a comarca de domicílio do autor não seja sede de vara federal.
A presença física dos magistrados nas comarcas também foi pontuada. “Essa medida busca viabilizar o acompanhamento de perto da atuação dos servidores, a movimentação dos processos, o cumprimento das metas nacionais, como também um melhor atendimento a jurisdicionados e advogados e maior interlocução com os órgãos da comarca e a comunidade”, comentou o corregedor Celyrio Adamastor.
Outro ponto relevante foi o uso de Inteligência Artificial (IA) nas atividades de correição, inspeção e no exercício da atividade jurisdicional. Além disso, também discutiram a resolução que trata dos critérios de merecimento, atualmente em debate no CNJ.
A reunião contou, ainda, com uma exposição feita pelo desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, sobre a experiência dele como corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Maranhão.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.