OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

24/04/2025 às 23:26

Cooperação: Diretoria nacional do Incra se reúne com o Iteral para tratar da reforma agrária em Alagoas

Diretoria Nacional do Incra foi recebida pelo presidente do Iteral, Jaime Silva Diretoria Nacional do Incra foi recebida pelo presidente do Iteral, Jaime Silva

A direção do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu, nesta quinta-feira (24), o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, para discutir o destravamento da reforma agrária em áreas da massa falida do complexo Laginha e Guaxuma. O encontro, resultado de uma articulação entre o Governo de Alagoas e a União, fez parte de uma agenda de compromissos cumprida por uma comitiva da autarquia federal no estado.




Segundo Aldrighi, a cooperação entre o Incra e o Iteral é fundamental para dar celeridade ao processo das áreas do complexo. “Vamos trabalhar em conjunto para construir um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de atender os movimentos sociais e fortalecer o programa de reforma agrária aqui em Alagoas”, considerou.Pelo menos 3,5 mil famílias, vinculadas a diferentes organizações de luta pela terra, ocupam, há mais de uma década, as propriedades que pertenciam ao ex-deputado João Lyra. Sob a ameaça do avanço de processos de reintegração de posse, elas reivindicam a destinação de parte das áreas para a criação de assentamentos.

“A resolução do imbróglio passa, necessariamente, pela atuação conjunta das instituições”, afirma o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva. De acordo com o gestor, o grupo voltará a se reunir em maio para dar seguimento aos encaminhamentos.


“Tanto o governo estadual quanto a União já manifestaram interesse na aquisição das áreas para fins de reforma agrária. O governador Paulo Dantas segue empenhado em garantir a preservação da dignidade dessas famílias e trabalharemos em parceria pela consolidação dos assentamentos – o que é de fundamental importância para a manutenção da paz no campo”, destacou Jaime.

Também participaram da reunião, pelo Iteral, o gerente de Política Agrária e Fundiária, Severino Araújo, e pelo Incra, a diretora de Obtenção de Terras, Maira Coraci Diniz; a diretora da Câmara Nacional de Conciliação Agrária, Carolina Morishita; e a assessora da Presidência, Laudiceia Schuaba Andrade.







ver







ver







ver


Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.