OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Notícias

24/04/2025 às 23:40

Brasil e França unidos por mais proteção e defesa civil

Ministro Waldez Góes se reuniu com embaixador francês para discutir ações de alerta contra desastres Ministro Waldez Góes se reuniu com embaixador francês para discutir ações de alerta contra desastres

Em clima de parceria e cooperação, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reuniu-se nesta quinta-feira (24) com o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e representantes do Ministério do Interior da França. O encontro teve como foco a discussão e validação do Plano de Trabalho Bilateral, que vai nortear a cooperação entre os dois países pelos próximos 24 meses. A iniciativa está inserida na implementação do Memorando de Intenções assinado em 2023 entre Brasil e França para promover ações conjuntas em proteção e defesa civil.

O ministro celebrou a parceria e destacou a importância do Defesa Civil Alerta para salvar vidas. “O sistema de alerta precoce foi fundamental para salvar vidas em cidades como Angra dos Reis, Petrópolis e Guarujá nos últimos dias, diante de fortes chuvas". Waldez Góes ainda observou o caráter inovador da cooperação e sua relevância para o fortalecimento das capacidades nacionais frente às crescentes ameaças decorrentes das mudanças do clima.

O embaixador Emmanuel Lenain reforçou o valor estratégico da parceria bilateral e o compromisso do governo francês em apoiar tecnicamente a execução do plano. O documento representa um desdobramento concreto do memorando firmado e incorpora elementos estratégicos identificados durante a visita técnica da delegação brasileira à França, realizada no segundo semestre de 2023.

Foram confirmados os quatro eixos prioritários da cooperação:

1 - Aprimoramento da governança em proteção e defesa civil;

2- Desenvolvimento de protocolos de ação antecipatória;

3 - Realização de ações coordenadas na zona de fronteira Brasil–Guiana Francesa;

4 - Apoio ao processo de certificação INSARAG (Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate) da equipe brasileira de busca e salvamento urbano (USAR).

Defesa Civil Alerta

Durante os debates, o representante técnico francês expressou grande interesse e admiração pelo sistema brasileiro de alerta precoce, em especial pela estrutura do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela aplicação da tecnologia Cell Broadcast no sistema de alerta precoce Defesa Civil Alerta. Como resultado, solicitou a inclusão de um quinto componente no Plano de Trabalho, com foco no intercâmbio de experiências sobre sistemas de alerta precoce e disseminação de alertas populacionais, o que foi prontamente acolhido pela parte brasileira.

"Nosso trabalho é compartilhar as melhores práticas de nossos países, discutir os desafios enfrentados, explorar oportunidades e incentivar a cooperação. Estamos vivenciando inúmeros problemas com relação às mudanças climáticas, em que praticamente todos os países são impactados. Por isso, esse é um tema muito importante. Os desastres não têm fronteiras e afetam todos”, destacou o secretário Wolnei.

Ficou acordado que o Brasil encaminhará a versão final do Plano de Trabalho com os ajustes propostos, e que as próximas missões técnicas e intercâmbios operacionais já começarão a ser organizadas. Entre os destaques, uma visita da delegação francesa ao Cenad; planejamento conjunto de simulação INSARAG; e realização de oficinas temáticas sobre alerta precoce.

Ascom MIDR

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.