OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2025

Notícias

27/04/2025 às 14:41

Fungetur: Ministério do Turismo credencia instituições financeiras para impulsionar o crédito no setor

Edital busca ampliar o acesso aos financiamentos destinados a empreendimentos turísticos, com foco em micro, pequenas e médias empresas em todo o país Edital busca ampliar o acesso aos financiamentos destinados a empreendimentos turísticos, com foco em micro, pequenas e médias empresas em todo o país

Por Lívia Albernaz

O Ministério do Turismo (MTur) publicou nesta quinta-feira (24.04) o Edital de Credenciamento nº 1/2025, que abre seleção para instituições financeiras interessadas em atuar como agentes do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para empreendimentos turísticos em todo o Brasil, com ênfase em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Com um montante superior a R$ 620 milhões destinados à distribuição até dezembro de 2025, o edital define um período de seis meses para que as instituições financeiras realizem o cadastramento. A ação busca integrar agentes financeiros com comprovada capacidade técnica e pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional.

As instituições credenciadas atuarão na intermediação de financiamentos destinados à implantação, expansão, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, além da aquisição de bens e capital de giro.

O foco principal da medida é atender às necessidades de micro, pequenas e médias empresas, empresários individuais e Sociedades Limitadas Unipessoais (SLU) que integram a cadeia produtiva do turismo. O objetivo é impulsionar o crescimento econômico do setor, fomentar o desenvolvimento regional e gerar novas oportunidades de emprego e renda.

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do MTur, Carlos Henrique Sobral, destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento do setor. “Com o apoio do ministro Celso Sabino, estamos dando mais um passo decisivo para democratizar o acesso ao crédito no turismo, especialmente para os pequenos empreendedores. O credenciamento de novas instituições financeiras vai ampliar a capilaridade do Novo Fungetur, tornando os recursos mais acessíveis em todas as regiões do país. Isso significa mais competitividade, mais investimentos e, acima de tudo, mais desenvolvimento sustentável para o turismo brasileiro”.

A publicação estabelece que os financiamentos deverão seguir as diretrizes da Política Nacional de Turismo, com respaldo legal na Nova Lei de Licitações. Clique AQUI para acessar o edital completo.


Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.