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Maceió/Al, 30 de abril de 2025

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28/04/2025 às 17:49

Semuc esclarece dúvidas sobre o Banco da Mulher Empreendedora

Programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios Programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios

Fabiana Freitas

A Prefeitura de Maceió lançou, na última sexta-feira (25), o edital para as inscrições para a terceira edição do Banco da Mulher Empreendedora, com o objetivo de apoiar e impulsionar o empreendedorismo feminino.


Idealizado pela primeira-dama Marina Candia e executado pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o programa oferece apoio financeiro para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus próprios negócios.

Para esclarecer as principais dúvidas, a Semuc responde às questões sobre o programa, auxiliando as interessadas a entenderem melhor os requisitos e o processo de inscrição.

Confira nas informações abaixo:

O que é o programa Banco da Mulher Empreendedora?

É um programa que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade com cursos e crédito para que conquistem independência financeira e abram seus próprios negócios.

Quem pode participar?

Mulheres maiores de 18 anos, moradoras de Maceió, com perfil de baixa renda, que queiram abrir ou ampliar um negócio e apresentem um plano simplificado.

Como faço minha inscrição?

As inscrições vão até 23/05/2025 e podem ser realizadas de duas formas: on-line, pelo site www.bancodamulher.maceio.al.gov.br, com o envio da documentação e preenchimento do plano de negócios, ou presencialmente, durante as ações do programa Brota na Grota. Os locais de inscrição presencial serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Maceió e no perfil do Instagram da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc): @semuc.maceio.

Qual o valor do auxílio?

O valor é de R$ 1.200,00, concedido após a aprovação em todas as etapas do edital.

Como elaborar o plano de negócios simplificado?

O plano de negócios pode ser elaborado preenchendo o modelo disponível no edital (ANEXO 3A). Esse documento é essencial para a análise da viabilidade do empreendimento.

Quais os documentos necessários?

RG ou documento com foto;Comprovante de residência em Maceió;Cópia do CNPJ (caso tenha);Plano de Negócios Simplificado - modelo disponível no edital (ANEXO 3A);Inscrição no Cadastro Único;Cartão e conta ativa no Caixa Tem.

Como comprovar que sou hipossuficiente para participar do programa Banco da Mulher Empreendedora?

É necessário apresentar um dos seguintes documentos:

Conta de luz com consumo de até 80 kWh mensais;


Conta de água com consumo de até 10 m³ mensais;


Comprovante de inscrição em benefícios assistenciais do Governo Federal;


Comprovante de renda inferior a meio salário mínimo por pessoa da família.


Como o crédito pode ser usado?

O crédito deve ser usado exclusivamente para comprar máquinas, equipamentos e insumos ligados ao negócio apresentado no plano.

Quais são as condições para receber o apoio financeiro?

É preciso assinar contrato com o município, prestar contas com notas fiscais e relatórios, cumprir metas e melhorar as condições do negócio conforme o plano.

Quais são as etapas para receber o recurso?

É preciso se inscrever, ter o plano aprovado, formalizar o negócio, fazer curso on-line, assinar contrato e, após isso, receber o crédito e participar de monitoria por seis meses.

O edital completo com todos os critérios de participação está disponível aqui.

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