O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penal e Socioeducativo (GMF) promoveu, na última sexta (25), a primeira reunião com instituições e órgãos públicos para dialogar sobre o programa "Pega a Visão", que busca garantir a reinserção social de jovens que cumpriram medidas socioeducativas.
O projeto da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) integra ações de apoio pós-medidas socioeducativas e foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de termo de cooperação técnica entre a Seprev e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
O representante do GMF na reunião, juiz Vinícius Garcia, afirmou que o papel do Judiciário é coordenar e fomentar a implementação das políticas públicas, para que o programa promova oportunidades aos jovens que já completaram as medidas.
"Para que eles possam se restabelecer e ter novos caminhos, continuando com o seu desenvolvimento e também para que não haja uma reincidência por atos infracionais", destacou o magistrado.
A coordenadora do "Pega a Visão", Patrícia Amorim, do Seprev, esclareceu que o programa pode ser acionado pelo jovem de forma voluntária e que a iniciativa promove acompanhamento jurídico, social e psicológico, além de cursos profissionalizantes. "Construímos e fortalecemos o vínculo com esses jovens para que eles tenham confiança na equipe e passem a aderir ao programa".
O assistente técnico e integrante do GMF Maurilo Sobral explicou que o programa é executado mediante uma associação entre várias entidades, como as secretarias da Educação, Cultura e Saúde, além do apoio dos municípios, Defensoria e Promotoria.
"São atores extremamente importantes para que tenhamos eficácia na garantia de direitos. Então, esse grupo de trabalho pensa em estratégias, constrói fluxos e encaminhamentos para os adolescentes", afirmou Maurilo.
A reunião também apresentou o funcionamento do "Pega a Visão" e ainda exibiu o cronograma de atividades previstas para 2025, abrindo o diálogo para sugestões e apontamentos das entidades.
Carol Neves - Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.