OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 01 de maio de 2025

Notícias

29/04/2025 às 19:23

MIDR busca investidores europeus para projetos de saneamento no Brasil

Visita a central de compostagem e produção de biofertilizantes Visita a central de compostagem e produção de biofertilizantes

O primeiro dia da missão internacional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) foi marcado por visitas técnicas e seminários voltados a soluções de financiamento, gestão de resíduos e tecnologias sustentáveis. A delegação brasileira busca modelos de estruturação de projetos e parcerias que possam impulsionar a viabilidade econômica e ampliar o acesso da população brasileira ao saneamento básico.

A missão internacional conta com representantes de órgãos estratégicos, como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil (PPI), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e parlamentares. A agenda faz parte do Benchmarking Internacional Saneamento e Resíduos Itália – Portugal, programa que reúne instituições e empresas europeias para compartilhar experiências de sucesso na gestão de resíduos sólidos e saneamento ambiental.

Visita a central de compostagem e Produção de biofertilizantes na ItáliaEm um ano estratégico que o governo federal trabalha para fortalecer o pacto federativo e apoiar municípios e estados no cumprimento das metas do novo marco do saneamento, o secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, destacou o intercâmbio. Ele ressaltou que a iniciativa proporciona um entendimento aprofundado sobre modelos de gestão, viabilidade econômica e soluções tecnológicas aplicáveis à realidade brasileira.

“Essa composição de participantes do benchmarking é bem interessante para a gente poder pensar junto em soluções diversas para o Brasil, um país com profundas diferenças regionais. É possível um padrão tarifário nacional para destinação sustentável do lixo, como foi feito na Itália? Aqui, cada município elabora o seu plano financeiro anual, mas as diretrizes são determinadas pelo governo federal, que aprovou leis, por exemplo, tornando indispensável o consorciamento intermunicipal”, observou.

Tavares ressaltou ainda a importância de aprender com os acertos e erros na jornada de evolução dos modelos europeus, considerando as diferenças regionais e a necessidade de estratégias específicas para atender desde grandes metrópoles até comunidades isoladas da Amazônia.

O diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado do MIDR, Denilson Campello, afirmou que o MIDR busca incorporar tecnologias de ponta nos processos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) por meio do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS). “Temos projetos prontos para serem ofertados, e queremos trazer para o Brasil empresas que agreguem valor e tecnologia às nossas políticas públicas”, afirmou.

Primeiro dia


A programação do primeiro dia de visitas técnicas do benchmarking incluiu também seminários que abordaram práticas inovadoras e soluções tecnológicas aplicadas à gestão de resíduos. Pela manhã, a delegação visitou a Central de Compostagem e Produção de Biofertilizantes Biofactory, localizada na região de Bergamo (BG). A planta é um exemplo de integração de processos de compostagem e aproveitamento de resíduos orgânicos, resultando na produção comercial de adubo orgânico de alta qualidade.

À tarde, o grupo participou de dois seminários técnicos: o primeiro promovido pela Pietro Fiorentini, empresa líder em instalações e equipamentos para produção de biogás, biometano e hidrogênio; e o segundo conduzido pela Sartori Ambiente, referência internacional em tecnologias para a coleta seletiva de resíduos. Durante os encontros, foram discutidos temas como viabilidade econômica de plantas de tratamento, inovação em tecnologias de coleta e estratégias de financiamento de infraestrutura.

Consulado do Brasil em Milão


A primeira etapa da missão finalizou com uma visita do diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado do MIDR, Denilson Campello, ao cônsul-geral do Brasil em Milão, embaixador Hadil da Rocha Vianna. O encontro contou com o senador Alan Rick (AC), a senadora Professora Dorinha Rezende (TO) e a ex-senadora Ana Amélia de Lemos. O objetivo foi agradecer o apoio do consulado e alinhar a apresentação de projetos estratégicos do MIDR a empresas e investidores estrangeiros.


Missão internacional busca modelos de financiamento e gestão para projetos de saneamento (Foto: Divulgação/MIDR)


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MIDR

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.