OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de maio de 2025

Notícias

29/04/2025 às 19:41

Cartórios de Registro Civil de Alagoas poderão emitir 2ª via da Carteira de Identificação Nacional

Termo de cooperação foi assinado nesta terça (29), no Palácio República dos Palmares. Adeildo Lobo Termo de cooperação foi assinado nesta terça (29), no Palácio República dos Palmares. Adeildo Lobo

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/AL), o Governo de Alagoas e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) assinaram, nesta terça (29), o termo de cooperação para emissão da 2ª via da Carteira de Identificação Nacional por meio dos Cartórios de Registro Civil de Alagoas.

Segundo o presidente Fábio Bittencourt, que deu início ao projeto quando era corregedor-geral da Justiça há cerca de três anos, os três poderes estão imbuídos de levar mais cidadania para a população alagoana.

“Em virtude da capilaridade dos cartórios de registro civil, a expedição de carteira nacional no local onde moram as pessoas, é de grande importância para a população, principalmente a mais carente que tinham que gastar com transporte e alimentação para se dirigirem a cidades maiores para retirarem a carteira de identidade”, comentou o presidente do TJAL.

De acordo com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, a medida representa um avanço significativo para a população e será mais um meio de assegurar direitos aos mais necessitados.

“Estamos assistindo à concretização de uma importante demanda do Judiciário e, sobretudo, da população alagoana, que será beneficiada. Isso vai descentralizar os serviços e garantir que os moradores de regiões mais afastadas dos centros urbanos recebam uma resposta mais célere do poder público”, afirmou o corregedor Celyrio Adamastor.

O governador do Estado, Paulo Dantas, agradeceu o trabalho colaborativo realizado pelo Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) e do Instituto de Identificação, Poder Judiciário e os cartórios.

“Vamos universalizar a confecção desse serviço essencial para o cidadão e também para o governo estadual, federal e para as prefeituras. Teremos informações centralizadas com objetividade, o que nos permite promover serviços públicos, projetos e programas com mais eficiência e resolutividade para atender cada cidadão, porque fazer gestão baseada em dados é o que nos faz otimizar os recursos”, falou o governador.

Para o presidente da Arpen/AL, Wagner Falcão, o convênio ajudará tanto a sociedade, facilitando a emissão da 2ª via, como também as serventias deficitárias, que terão a possibilidade de ter mais um rendimento.

“Será a mesma sistemática de um ‘Já!’ ou do próprio Instituto de Identificação, pois serão utilizados os mesmos equipamentos. Nós seremos mais um braço para o Governo do Estado, principalmente pela facilidade para a população em ter esse serviço. Sabemos que, pela quantidade de pessoas que necessitam da documentação básica, fica difícil para o próprio Instituto atender a contento todos”, informou.

Também participaram da reunião o desembargador Fábio Ferrario e os juízes auxiliares da CGJ/AL, Geneir Marques e Kleber Borba.







Robertta Farias - Dicom TJAL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.