OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de maio de 2025

Notícias

30/04/2025 às 12:01

Entre fronteiras e fonemas: Guilherme Canever lança livro de viagem que aborda a identidade lusófona

O português é falado por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas como essa língua se expressa, se transforma e se enraíza em realidades tão diversas quanto o interior da Angola, uma ilha do Cabo Verde ou um bairro no Brasil? É essa a pergunta que orienta o novo livro do viajante e escritor Guilherme Canever, intitulado “Onde se Fala Português – Uma Viagem pelos Países Lusófonos”, que será lançado no próximo dia 08 de maio, pela editora Pulp. “Minha proposta é que o leitor possa navegar por outras culturas através daquilo que mais nos aproxima, a Língua Portuguesa”, conta o escritor.

Com um olhar atento às nuances culturais e políticas da lusofonia, Canever propõe um itinerário pouco comum na literatura de viagem pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que contempla diversas viagens por países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial. Há ainda um capítulo dedicado aos territórios onde o português ainda ecoa como herança, como Goa, Macau e Galiza.

“A primeira vez que viajei para um país de língua portuguesa fora do Brasil, percebi o quanto o idioma pode transformar uma experiência. Mesmo com desafios logísticos, como pegar carona ou navegar entre ilhas numa jangada, tudo parecia mais simples pelo simples fato de poder me comunicar em português. A língua criava uma ponte imediata: não éramos desconhecidos, éramos, no mínimo, primos distantes. E essa conexão ia além do prático. As conversas fluíam com mais profundidade, os vínculos se formavam de maneira mais rápida e verdadeira. Com o tempo, percebi que essa experiência se repetia em cada novo país lusófono que visitava. Era evidente que minha percepção dos lugares era distinta da de outros viajantes que não falavam a língua. O português revelava camadas invisíveis, acessava histórias e afetos que ficariam escondidos atrás de uma barreira linguística. Foi então que compreendi a força que a língua tem em formar comunidades — e que, de alguma forma, eu havia encontrado um novo lugar no mundo”, destaca Guilherme Canever.

Mas o livro vai além da geopolítica. “Não é um livro de gramática histórica ou de fonologia, é obra de vida, de aventura e de amor a uma fraternidade específica, a lusófona”, conta Leandro Karnal na orelha do livro. Com estilo narrativo ágil e sensível, o autor relata deslocamentos fora das rotas turísticas, travessias de barco, hospedagens precárias e encontros memoráveis. Ao contar como a língua portuguesa se adapta e resiste em contextos adversos, Canever revela um projeto identitário em construção.

Sobre Guilherme Canever

Guilherme Canever traz na genética o gosto pela viagem e pelos livros. Nasceu em uma família de viajantes e escritores. Formado em Engenharia Florestal, dedica boa parte da sua vida às viagens para lugares que fogem das tradicionais rotas turísticas. Nessas jornadas, ele surpreende-se com a hospitalidade de gente simples, experimenta comidas exóticas, vê paisagens deslumbrantes e coleciona histórias, contadas nos livros “De Cape Town a Muscat: Uma Aventura pela África”, “De Istambul a Nova Délhi: Uma Aventura pela Rota da Seda”, “Uma Viagem pelos Países que Não Existem e Destinos Invisíveis”. “Onde se Fala Português – Uma Viagem pelos Países Lusófonos” é o seu quinto livro.

Sobre a editora Pulp

A Pulp é uma editora especializada em viagens que tem em seu portfólio guias consagrados como “Minha Nova York”, de Didi Wagner; O Guia de Viagem de Alexandre Herchcovitch; “Paris pra você”, de Lelê Saddi; “Crianças a Bordo – Como viajar com seus filhos sem enlouquecer”, de Patrícia Papp; e “Nova York com Crianças”, de Fernanda Ávila. Os sites Viajo Com Filhos, Tutano Gastronomia e TravelVince também fazem parte do portfólio da editora

O lançamento oficial da obra “Onde se Fala Português – Uma Viagem pelos Países Lusófonos” acontece no próximo dia 08 de maio, a partir das 18h, no La Rauxa Café (Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 906), em Curitiba.


Fonte: Assessoria

Galeria de Fotos

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.