Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025 , totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024 . Atualmente, esses medicamentos representam mais de 38,96% das vendas em determinadas categorias, especialmente aquelas voltadas ao tratamento de doenças crônicas, como hipertensão e colesterol, além de enfermidades do sistema nervoso central, como os transtornos de ansiedade.
Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), com base em indicadores do IQVIA, um instituto global especializado no monitoramento do setor farmacêutico.
Tiago de Moraes Vicente, presidente-executivo da PróGenéricos, destaca que em mais de duas décadas de presença no varejo, esses medicamentos conquistaram a confiança de médicos e pacientes. Em 2024, as vendas dos segmentos movimentaram 20,4 bilhões de reais, um crescimento de 13,50% em relação ao mesmo período de 2023.
Por lei, os genéricos devem custar 35% menos que os medicamentos de referência. Na prática, no entanto, o desconto médio chega a 67%. Desde a criação da categoria, a economia direta aos consumidores já soma quase R$ 341 bilhões .
Crescimento acima da mídia do mercado
Em 2024, o mercado farmacêutico como um todo — considerando todas as categorias de produtos, incluindo os genéricos — apresentou um aumento de 5,71% em relação a 2023, com a comercialização de 5,6 bilhões de unidades. Além disso, o faturamento geral teve um crescimento de 11,39%. Com esses números, o desempenho dos genéricos superou a média tanto em volume de vendas quanto em receita.
Tiago Vicente reforça que o impacto dos genéricos no varejo é fundamental para a sustentação da indústria instalada no País. Destaca-se a forte presença desses medicamentos nas classes terapêuticas de maior giro nas farmácias, como as externas ao sistema cardiovascular, sistema nervoso, metabólico, sistema esquelético e agentes anti-infecciosos. Dos 20 medicamentos mais prescritos no Brasil, 15 são genéricos.
Avanço expressivo no tratamento de doenças crônicas
Em 2024, os genéricos atingiram uma participação de mercado de 75,46% em unidades entre os medicamentos voltados para o controle da hipertensão, registrando um crescimento de 14,74% em relação a 2023. No segmento de medicamentos para controle do colesterol, a participação chegou a 52,02%, com aumento de 42,86% nas vendas.
Quanto aos tratamentos para saúde mental, os genéricos alcançaram participações de 68,44% entre os antidepressivos e 75,41% entre os ansiolíticos, com crescimentos relativos de 56,83% e 8,27%. “Além de uma participação de mercado expressivamente superior à mídia do setor, os genéricos se destacaram pela velocidade com que avançaram nas categorias voltadas às doenças crônicas, tornando-se essenciais na rotina de milhares de brasileiros”, ressalta Tiago de Moraes Vicente.
Comemoração: Dia do Medicamento Genérico
O sucesso dos genéricos, disponíveis nas farmácias desde 2001, está diretamente ligado à Lei 9.787, de 1999, que completou 26 anos em 20 de fevereiro. Essa legislação não apenas dinâmica o conceito de medicamentos genéricos no Brasil, como também regulamentou a categoria. Desde o seu surgimento, o Brasil iniciou a produção desses medicamentos e distribuiu a comemoração do Dia do Medicamento Genérico em 20 de maio.
"A Lei dos Genéricos é um dos principais marcos da saúde pública no Brasil. Podemos afirmar, com segurança, que os genéricos são o principal instrumento de acesso a medicamentos e uma das políticas públicas mais relevantes das últimas décadas", conclui o presidente da PróGenéricos.
Sobre a PróGenéricos
Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) reúne os principais laboratórios que atuam na fabricação e na comercialização desses produtos no País. Sem fins econômicos, a organização canaliza as ações de seus associados, promovendo e corroborando o debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no Brasil.
Ascom PróGenéricos
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.