O Tribunal de Justiça (TJAL), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) lançaram, nesta segunda (5), a Liga de Combate ao Assédio de Alagoas. O objetivo é desenvolver ações conjuntas para prevenir e combater as práticas de assédio e discriminação no Judiciário.
"Isso vai fortalecer a política instituída pelo Conselho Nacional de Justiça. Vai possibilitar ainda a troca de experiências e o desenvolvimento de ações para que possamos ter resultados mais robustos a partir dessa união", afirmou a servidora Andréa Santa Rosa, que integra comissão do TJAL de combate ao assédio e à discriminação.
A servidora reforçou a importância do combate a essas práticas. "O assédio traz muitas consequências negativas, tanto para a pessoa assediada, que, muitas vezes, passa a desenvolver problemas de saúde física e psicológica, como também para a instituição, que sofre com o afastamento de servidores".
A preocupação, destacou Andréa, é criar um ambiente de trabalho saudável, que vai ser benéfico para os servidores, a instituição e para a sociedade.
O presidente do TRT/AL, desembargador Jasiel Ivo, afirmou que as instituições devem estar cada vez mais atentas para perceber e combater as práticas de assédio. "Cada um deve fazer a sua parte para que possamos ter um ambiente de trabalho urbano e saudável".
Segundo o desembargador eleitoral Milton Ferreira, a liga vai promover, sobretudo, um trabalho de conscientização. "Teremos debates, palestras e oficinas para que os servidores tenham a exata noção do que é possível ou não a gente configurar como assédio".
Semana de combate ao assédio
O lançamento da liga ocorreu na sede do TRT/AL, em Maceió, e integrou a programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que teve início nesta segunda (5) e segue até sexta (9).
Às 15h, o TRE apresenta os resultados de sua pesquisa interna envolvendo assédio e discriminação. Na terça (6), durante sessão administrativa do Pleno, será a vez do TJAL apresentar os resultados de sua pesquisa, feita com magistrados e servidores.
Na quarta (7), às 15h, o TRE promove palestra sobre discriminação de gênero no ambiente de trabalho, com emissão de certificado.
Na quinta (8), às 9h, o TJAL promove roda de conversa sobre saúde mental, no auditório do quinto andar (anexo I). Já na sexta (9), às 9h, será realizado no TRE curso de comunicação não violenta. A capacitação é voltada para terceirizados. Haverá ainda podcast sobre etarismo, com transmissão nas redes sociais do TRT.
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.