OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de maio de 2025

Notícias

05/05/2025 às 19:26

Arapiraca e Maceió recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue nesta terça (6)

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres só podem voltar a doar sangue após de três meses da última ação. Olival Santos / Ascom Sesau Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres só podem voltar a doar sangue após de três meses da última ação. Olival Santos / Ascom Sesau

Josenildo Törres

Equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizam duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (6), das 8h às 16h. As ações ocorrem em Arapiraca, na praça Marques da Silva, situada no bairro Centro, e também em Maceió, na Agência de Modernização da Gestão de Processos de Alagoas (AMGESP), no bairro Jaraguá.

Os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir pré-requisitos estabelecidos em portaria emitida pelo Ministério da Saúde (MS), baseada em critérios técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as exigências está apresentar boa saúde, além de idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.

Com relação aos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. No caso dos candidatos à doação de sangue que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.

Quanto aos voluntários que são menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Os documentos, contudo, devem ser originais e oficiais, sendo obrigatório que tenham foto, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação.

Os candidatos à doação de sangue que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ou que colocaram piercing, há impedimento para doar pelos próximos 12 meses. As pessoas devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento.

Ascom Sesau

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.