OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 08 de maio de 2025

Notícias

06/05/2025 às 11:10

Cientistas negras lançam campanha para participar de conferência internacional

Entre as 19 selecionadas, estão cinco pesquisadoras da Ufal e do Ifal Entre as 19 selecionadas, estão cinco pesquisadoras da Ufal e do Ifal

Entre os dias 27 e 31 de maio, acontece nos Estados Unidos a conferência da instituição Black Women in Ecology, Evolution, and Marine Science (Bweems). Voltado ao fortalecimento da presença de mulheres negras nas ciências ambientais e marinhas, o evento deste ano contará com a participação inédita de 19 brasileiras, incluindo cinco cientistas vinculadas à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Apesar de estarem com as despesas de passagem aérea e hospedagem garantidas pela organização internacional, as cientistas ainda enfrentam desafios financeiros para cobrir custos com passaporte, visto, translado e seguro viagem, itens não contemplados pelo financiamento oferecido. Para viabilizar a presença de todas as selecionadas, foi lançada uma campanha de arrecadação coletiva (vakinha).

O objetivo é mobilizar a sociedade e arrecadar os recursos necessários. A iniciativa visa garantir que todas possam ter a oportunidade de apresentar seus trabalhos no exterior e ampliar suas redes de colaboração científica. Essa experiência é considerada pelas pesquisadoras como um passo importante para ampliar os espaços ocupados por mulheres negras na ciência. A campanha de arrecadação está disponível on-line e aceita contribuições de qualquer valor.

Barbara Pinheiro, bióloga, doutora em Oceanografia e coordenadora do grupo, ressalta a importância da participação no evento. “O impacto na vida e na carreira dessas mulheres após participarem de uma conferência internacional, muitas apresentando pela primeira vez suas pesquisas em outro idioma, além de vivenciarem a experiência de sair do país e se conectarem com pesquisadoras de diversos países, é extraordinário!”, declara a pesquisadora.

Entre as pesquisadoras da Ufal selecionadas para o evento estão: Myrna Elis Ferreira Santos: bióloga, mestra e doutoranda em Biodiversidade e Conservação; Marina Medeiros, graduanda de licenciatura em Ciências Biológicas; e Juliana Rayara, graduanda em bacharelado em Ciências Biológicas, membro do Laboratório de Conservação e Manejos de Recursos Naturais (Lacom).

Essas jovens cientistas têm trajetórias marcadas por dedicação à pesquisa e ao meio ambiente, e a participação na conferência representa uma oportunidade única de intercâmbio acadêmico e fortalecimento profissional. “Ter a possibilidade de conhecer outras mulheres negras que também fazem ciência e ter um espaço seguro de troca e acolhimento vai ser extremamente significativo pra mim,” diz Jaiane Nascimento, que estuda no Ifal e faz parte do grupo de selecionadas.

Myrna Elis também compartilha deste entusiasmo com a viagem. “Ter sido selecionada para participar da conferência internacional Bweems é uma conquista muito marcante na minha trajetória acadêmica. Durante o evento, terei a oportunidade de apresentar a pesquisa que desenvolvi no mestrado. É uma realização imensa ocupar esse espaço e poder expandir meus horizontes internacionalmente,” declara a estudante da Ufal.

Para Marina Medeiros, vai ser uma oportunidade de aprender mais sobre a área de ecologia da conservação. “Fazer parte desse grupo de mulheres tão acolhedor e que tem objetivos tão voltados para construção coletiva já é sem dúvidas uma conquista incrível. Terei grandes oportunidades de expandir meu conhecimento, construir novas redes de contatos, assim como poder prestigiar e admirar mulheres incríveis falando sobre suas pesquisas,”, ressalta a graduanda de Ciências Biológicas da Ufal.

Assim como as colegas, Juliana Rayara vai em busca de conhecimento, mas também de inspiração. “Participar da conferência tem um significado muito especial para mim. Esse evento me mostra que há um lugar onde eu pertenço, onde posso estar como mulher, cientista e pesquisadora. Ele me inspira a enxergar possibilidades que antes pareciam distantes, e me faz acreditar que posso conquistar espaços que, por muito tempo, não me foram apresentados como possíveis”, conclui a pesquisadora da Ufal.

Ascom Ufal

Galeria de Fotos

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.