OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 08 de maio de 2025

Notícias

06/05/2025 às 11:12

Ufal elabora cartilhas sobre Neurodiversidade, Prevenção ao Assédio e Visibilidade Trans e Travesti

As cartilhas serão apresentadas ao Conselho Universitário para publicação como documento institucional As cartilhas serão apresentadas ao Conselho Universitário para publicação como documento institucional

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), elaborou três cartilhas para orientar a comunidade universitária: Neurodiversidade; Visibilidade Trans e Travesti e a terceira para prevenir o Assédio Moral e Sexual. Os materiais resultam de esforço coletivo que envolve docentes, discentes, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

O professor Walter Matias Lima, coordenador de Pós-graduação da Propep, coordenou a elaboração dos documentos. “As cartilhas desenvolvidas pela Ufal, abordando temas como prevenção ao assédio, visibilidade trans e neurodiversidade, são fruto de um processo contínuo de discussões ao longo dos últimos sete anos, além de estarem alinhadas às novas legislações pertinentes a essas temáticas”, destaca o professor.

Walter informa ainda que os materiais são “resposta a episódios de preconceito presentes na sociedade e buscam orientar o comportamento em contextos intersubjetivos dentro da Universidade”. As cartilhas ainda serão apresentadas ao Conselho Universitário (Consuni) para que se tornem documentos institucionais e vão ser constantemente atualizadas, conforme as demandas sociais emergentes no cotidiano acadêmico.

A iniciativa se insere em um conjunto mais amplo de ações institucionais que incluem, também, o desenvolvimento de um novo documento voltado à prevenção da violência de gênero na Ufal, sob coordenação das professoras Nayara Alexandra Rodrigues e Magna Suzana de Moreira.

Conheça as cartilhas (em anexo)

Cartilha Neurodiversidade

Organizada por Walter Matias Lima e Magna Suzana Moreira, com apoio do bolsista José Mário Araújo, esta cartilha visa promover o entendimento sobre as diferentes formas de funcionamento neurológico. Ela apresenta conceitos fundamentais, como as definições de neurotípico e neurodivergente, e explica condições como autismo, TDAH, dislexia, discalculia, entre outras. Também aborda o capacitismo e oferece orientações práticas para tornar ambientes acadêmicos e profissionais mais inclusivos, desde o processo seletivo até a adaptação de espaços e rotinas.

Cartilha Visibilidade Trans e Travesti

Com conteúdo revisado por Walter Matias Lima e organização de José Mário Araújo, o material promove o conhecimento sobre identidades de gênero diversas, com foco em homens e mulheres trans, pessoas transmasculinas, travestis e não-binárias. A cartilha discute questões como o uso de pronomes, nome social, linguagem neutra, interseccionalidade (gênero, raça, deficiência e idade), e oferece dicas para promover respeito e inclusão. Além disso, traz indicações de filmes, livros e organizações de apoio à população trans.Cartilha Assédio Moral e Sexual

A Cartilha de Prevenção ao Assédio, elaborada por Walter Matias Lima e José Mário Victor Omena Araújo, tem como objetivo conscientizar a comunidade universitária sobre a gravidade do assédio moral e sexual, orientando sobre prevenção, identificação e denúncia dessas práticas. Com linguagem acessível, a cartilha explica os diferentes tipos de assédio, oferece exemplos, esclarece o que não configura assédio, e destaca os canais de apoio e denúncia disponíveis. A iniciativa visa promover um ambiente acadêmico seguro, ético e inclusivo, fortalecendo uma cultura de respeito e dignidade para todos.

Para sugestões, envie e-mail para [email protected].

Ascom Ufal

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.