OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 08 de maio de 2025

Notícias

06/05/2025 às 16:42

Banco do Nordeste realiza oficina de elaboração de projetos para acesso ao crédito fundiário

Ascom Banco do Nordeste (BNB) Ascom Banco do Nordeste (BNB)

O Banco do Nordeste (BNB) realizará oficina de elaboração de projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural (ATR). O treinamento integra programação do II Seminário Interestadual do Crédito Fundiário, que será realizado de quarta-feira, 07, a sexta-feira, 08, em Maragogi (AL), pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

De acordo com a gerente executiva da Superintendência Estadual do BNB em Alagoas, Josineide Duarte, o seminário busca fortalecer políticas públicas como a do PNCF, ampliando o acesso a esse tipo de crédito que permite aquisição da terra ao agricultor familiar, por meio de financiamento com taxas subsidiadas pelo Governo Federal. “O crédito fundiário é uma importante política de inclusão produtiva que viabiliza o acesso à terra sem depender de desapropriação. Recentemente, houve mudanças normativas no programa, que possibilitaram o aumento no teto do crédito, desburocratização do processo, bem como incentivo à produção agroecológica, entre outras”, ressalta.

Oficina

Para acessar o financiamento, é preciso apresentar um projeto produtivo, elaborado por técnicos de sindicatos, associações, empresas públicas ou privadas de assistência técnica, entre outros profissionais aptos. É para esse público, oriundo de vários estados do Nordeste, que o BNB, representado por seu gerente do Ambiente do Pronaf e Crédito Fundiário, Alisson Ribeiro, fará a oficina. “Vamos falar sobre as inovações e mudanças no fluxo interno do PNCF no BNB, que tem gerado maior fluidez das contratações, além de abrir um canal direto entre as entidades elaboradoras de projetos e o ambiente do banco que trata especificamente desse crédito”, esclarece.

Uma das mudanças no programa foi a criação de etapas online e ferramentas digitais criadas para agilizar o processo. Outra alteração foi o estímulo à elaboração de projetos produtivos que envolvam biodiversidade, produção orgânica ou agroecológica. Para esses casos, o programa prevê remuneração maior para o técnico elaborador. O teto de financiamento para aquisição da terra também mudou; passou de R$ 184 mil para R$ 293,5 mil, com atualização monetária pela inflação.

Os juros para esse tipo de financiamento variam de 0,5% ao ano a 4% ao ano, incidindo ainda bônus para o pagamento até o dia do vencimento com desconto de 20% a 40%.

Além do valor para aquisição da terra, o crédito também pode ser utilizado em investimentos de infraestrutura para o início da produção, a exemplo de pequenos veículos agrícolas. Já na posse da terra, o agricultor passa a ter acesso a outras linhas como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

SERVIÇO

II Seminário Interestadual do Crédito Fundiário

Data: 07 e 08 de maio

Oficina de Elaboração de Projetos do PNCF – 08 de maio , a partir das 8h:30

Local: Hotel Praia Dourada Maragogi Park

Ascom Banco do Nordeste (BNB)

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.