A Escola de Enfermagem (Eenf) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) viverá mais um grande momento de comemoração a ser marcado pela solenidade de entrega de seis títulos honoríficos a docentes que são referências para a comunidade acadêmica do curso e pelo trabalho desempenhado para crescimento e qualificação da enfermagem no estado. A solenidade, presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, é aberta à comunidade e será realizada nesta quinta-feira (8), a partir das 16h, no Auditório Nabuco Lopes, na Reitoria.
Receberão o título de Doutora Honoris Causa as professoras Bárbara Allen Pinto de Campos, Heloísa Helena Lima de Moraes e Francisca Lígia Sobral Garcia. O título de Professora Emérita será concedido às docentes Regina Maria dos Santos, Célia Alves Rozendo e Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza. Aprovados pelo Conselho Universitário (Consuni), os títulos honoríficos são o reconhecimento acadêmico e honorário a personalidades, docentes e pesquisadores que se destacaram por suas contribuições à ciência, à cultura, à educação ou à humanidade em geral, no caso do Honoris Causa.
Já o título de Professor Emérito é concedido a docentes aposentados que se destacaram por sua dedicação e contribuições relevantes ao ensino, à pesquisa ou à extensão, dentro da instituição de ensino. É um reconhecimento ao significativo trabalho, mesmo após a aposentadoria, e não é um título automático para todos os professores aposentados.
Tendo como proponente a Eenf, a concessão dos títulos honoríficos foi defendida tendo como principal embasamento o reconhecimento ao trabalho empreendido pelas agraciadas com destacada e relevante atuação para a evolução do curso e formação qualificada de profissionais na área, projetando a Ufal no cenário local e nacional.
Reconhecimento
O título honorífico à Barbara Allen será concedido “como uma justa homenagem a uma personalidade notória, que tem o caminho marcado por uma jornada intensa de dedicação à Enfermagem do adulto, do idoso, com ênfase em Unidades de Terapia Intensiva”.
A homenagem à enfermeira e professora Heloisa Helena, com a concessão do título honorífico, “é uma justa homenagem a uma personalidade notória, em que a trajetória como docente da Escola de Enfermagem revela além das obrigações inerentes à função de ensino em classe e nos campos de prática, o compromisso também com as atividades de pesquisa e extensão, com ênfase nas práticas e nos projetos acadêmicos. Bem como, o estilo de aula marcado pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem, ancorada no pensamento de Paulo Freire como educador, nos escritos de Jairnilson Paim e demais teóricos do SUS”.
A concessão do título honorífico à professora aposentada Francisca Lígia Sobral foi também aprovada “como uma justa homenagem a uma personalidade notória, que ao longo de sua história como docente da Escola de Enfermagem da Ufal atuou no processo de elaboração da proposta do Plano de Interiorização das Ações de Saúde (Piass), sendo considerada uma referência para a saúde coletiva em Alagoas”.
Emérito
O título de Professora Emérita à enfermeira e docente aposentada Regina Maria dos Santos, significa “uma justa homenagem a uma personalidade notória, que de fato contribuiu, sobremaneira, para a credibilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública de saúde assim como para a consolidação da universidade pública de qualidade”.
A concessão de igual título honorífico à enfermeira e professora aposentada Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza, representa “uma justa homenagem a uma personalidade notória, que tem um caminho marcado por uma jornada intensa de atividade acadêmica, com dezenas orientações de trabalhos acadêmicos, participação em bancas de trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado, inúmeras publicações, revisões em revistas científicas e produção no âmbito da educação em saúde e no meio artístico e cultural”.
A aprovação e a concessão do título à enfermeira e professora aposentada Célia Alves Rozendo também é considerada “uma justa homenagem a uma personalidade notória, que deixou um legado de muito respeito e exemplo para a comunidade da Escola de Enfermagem e também da Ufal por demonstrar amor ao trabalho, exemplo de persistência, profissionalismo, compromisso e dedicação para alcançar objetivos educacionais, de gestão e de pesquisa”.
Evolução e qualificação
Recentemente, o curso de Enfermagem, unidade acadêmica do Campus A.C. Simões, teve outro momento comemorativo pelo alcance máximo em seu conceito ao receber a nota 5, conforme avaliação do Ministério da Educação (MEC), o que traduz a sua qualidade e excelência na formação de enfermeiras e enfermeiros para o trabalho em saúde no estado.
Criado em 1974, o curso, desde o início da sua primeira turma, tem uma tradição histórica na formação de enfermeiras e enfermeiros que fazem total diferença no cuidado e na efetivação das políticas públicas em saúde onde quer que atuem.
Pelo programa de pós-graduação lato sensu oferta para a comunidade a especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família e pelo stricto sensu, o mestrado acadêmico em Enfermagem, o PPGEN. O mestrado busca contribuir, no contexto da sociedade alagoana e brasileira, com a produção e a difusão de conhecimento na área de enfermagem e saúde voltados para o aprimoramento do exercício profissional, seja na docência ou na assistência.
O mestrado tem como área de concentração Enfermagem no cuidado em saúde e na promoção da vida e oferta duas linhas de pesquisa que enfocam temas relevantes em saúde para a realidade na qual o programa está inserido: Enfermagem, vida, saúde, cuidado dos grupos humanos e Enfermagem, ciência, tecnologia e inovação para o cuidado. As linhas e projetos se articulam entre si, dentro da área de concentração, de modo a garantir a formação do pós-graduando por meio da abordagem interdisciplinar.
Ascom Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.