Maio é o mês dedicado à valorização da ancestralidade africana. Desde 1972, o dia 25 de maio é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia da Libertação da África, em homenagem à luta dos povos africanos contra a colonização europeia, por liberdade e união. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas reforça que, no Brasil, essa data se torna uma oportunidade de (re)conhecer a influência africana na formação da nossa sociedade e de fortalecer o compromisso com a luta antirracista.
Neste contexto, o Neabi vai realizar o evento gratuito Áfricas Plurais: Identidade, Cultura e Territorialidade, na sexta-feira(9), às 15h, no auditório da Reitoria da Ufal. A comunidade acadêmica e o público em geral estão convidados.
A vice-coordenadora do Neabi do Campus A. C. Simões, Rosa Correia, reforça o convite: “Será uma oportunidade de refletir sobre a diversidade cultural, social e política das Áfricas que habitam o Brasil há quase 500 anos”.
As inscrições podem ser feitas neste link
Ascom Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.