OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de maio de 2025

Notícias

08/05/2025 às 19:26

HGE realiza a 12ª captação de órgãos deste ano e mais cinco pessoas terão a vida salva

Doadora foi uma jovem de 17 anos que sofreu um grave acidente de trânsito. Cortesia OPO Doadora foi uma jovem de 17 anos que sofreu um grave acidente de trânsito. Cortesia OPO

Thallysson Alves

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, fez a décima segunda captação de órgãos deste ano. Com isso, outras cinco pessoas que estavam na lista de espera pelo transplante foram contempladas com mais esse ato de amor. Segundo a Central de Transplantes de Alagoas, 577 alagoanos continuam esperançosos por mais doações.

A doadora foi uma jovem de 17 anos que sofreu um grave acidente de trânsito e recebeu o diagnóstico de morte encefálica. A partir daí, uma equipe especializada da Organização de Procura de Órgãos (OPO) acolheu a família. Após o “sim”, outra equipe foi mobilizada no centro cirúrgico para que todo o processo fosse realizado com segurança e respeitando todas as normas do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.

“Conseguimos captar os rins, as córneas e o fígado seguindo um protocolo rigoroso, desde a identificação do potencial doador até o transplante dos órgãos aos receptores. O processo começa com a notificação da Central de Transplantes sobre possíveis doadores, que envia a OPO para avaliação. Daí, nós verificamos a condição do doador, obtemos a autorização familiar e coordenamos a retirada, acondicionamento e transporte dos órgãos”, explicou o coordenador da OPO, o médico Lucas Santana.

Cabe à Central de Transplantes identificar os receptores mais compatíveis e proceder o transplante. De acordo com o último levantamento realizado no mês de abril, 577 cidadãos estão na lista de espera pela doação, sendo 557 por córneas, 13 por rins, quatro por coração e três por fígado. Vale lembrar que, na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam de doação.

“Por isso, faça você a diferença. Deixe um legado. Seja um doador de órgãos. Avise a sua família sobre a sua vontade. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e aguardam em lista de espera, única, monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes. Se a sua família não autorizar a doação, os órgãos não serão retirados, tirando de muitas famílias a chance de restabelecer a saúde, de salvar vidas”, enfatizou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.

Ascom HGE

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.