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Maceió/Al, 11 de maio de 2025

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09/05/2025 às 12:25

Pesquisa do Grupo Stefanini aponta que 77% dos consumidores consideram experiências o presente ideal para o Dia das Mães

O Dia das Mães ideal para os consumidores teria jantares, viagens ou spas, mas, na prática, um bom presente ainda prevalece. Segundo estudo do grupo Stefanini, 77% consideram experiências o presente ideal, mas apenas 5% planejam efetivamente comprá-las. As escolhas continuam dominadas por roupas (47%), produtos de beleza (13%) e joias (5%). O levantamento revela um paradoxo interessante: o desejo de transformar a data em memórias afetivas convive com hábitos tradicionais, apontando uma oportunidade para marcas que consigam unir produto e experiência em suas ofertas.

Essa busca por experiências aparece também na forma como os brasileiros querem comemorar a data. O estudo mostra que vai além da troca de presentes: trata-se de um momento de celebração em família. Entre os entrevistados, 60% afirmam que escolheriam comemorar em um restaurante caso houvesse ações especiais, como menus temáticos ou sobremesas cortesia. As redes preferidas mencionadas espontaneamente foram Outback (22%), Coco Bambu (13%) e Madero (6%), reforçando a importância das experiências gastronômicas na construção de memórias afetivas.

Com projeção de movimentar R$ 14,37 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio após o Natal. Segundo o levantamento, feito com 1.000 internautas do painel da Ecglobal por todo o Brasil, três em cada quatro consumidores vão presentear este ano, e 30% pretendem gastar mais do que em 2024. O ticket médio mais comum fica entre R$ 101 e R$ 200, mas 16% pretendem investir acima de R$ 300, reforçando o apelo emocional e a busca por algo significativo.

"O Dia das Mães não é apenas uma oportunidade comercial, mas um momento estratégico para as marcas se conectarem emocionalmente com os consumidores. Nossa pesquisa, realizada com mais de mil brasileiros de diferentes regiões e idades, mostra que criar memórias afetivas é o que realmente move as decisões de compra. Isso significa que, para gerar impacto real, as marcas precisam ir além da oferta de produtos e investir em experiências e propósito. Com uma amostra robusta e confiável criada a partir nosso painel online, conseguimos mostrar insights estratégicos em um mercado cada vez mais orientado por significado e conexão", ressalta Adriana Rocha, CEO da Ecglobal.

Outro ponto relevante é a preferência do varejo físico nestas datas. Mesmo com o crescimento do e-commerce, 66% afirmam que preferem comprar os presentes em lojas físicas ou shoppings. O comportamento de compra, no entanto, é majoritariamente de última hora: quase metade (49%) compra na semana do evento.

As redes sociais aparecem como principal fonte de inspiração para presentes (41%), à frente de recomendações de amigos e familiares (28%) e muito acima de blogs ou sites especializados (11%). Para marcas, isso indica a importância de campanhas criativas e nativas nas plataformas digitais. No ranking espontâneo de marcas associadas ao Dia das Mães, O Boticário (38%), Natura (34%) e Avon (5%) lideram como lembrança de afeto e tradição.

Fonte: Assessoria

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