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Maceió/Al, 11 de maio de 2025

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09/05/2025 às 18:21

8 em cada 10 profissionais brasileiros se sentem mais criativos atualmente graças à Inteligência Artificial

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Os profissionais brasileiros estão se sentindo mais criativos recentemente — e existe um motivo para isso: o suporte da Inteligência Artificial.

É o que constata uma pesquisa inédita da Conquer Business School, que questionou pessoas de todo o país sobre os impactos das novas tecnologias em suas habilidades de criar. Na contramão dos pessimistas em relação a nomes como o ChatGPT e DeepSeek, para 83% dos entrevistados, a chegada de tais ferramentas tem gerado dois efeitos consideráveis no trabalho: certo estímulo à criatividade, graças à infinidade de ideias e referências, e mais tempo livre para criar, dada a automatização de tarefas antes manuais.

Em contrapartida, segundo os entrevistados, são três os obstáculos mais comuns para uma jornada profissional criativa hoje, que afetariam os líderes e liderados independentemente do setor de atuação: o cansaço mental e esgotamento (45%), o excesso de tarefas operacionais (35%) e, ainda, a própria insegurança e limitações pessoais (31%).

Principais descobertas:


- 74% dos profissionais ouvidos se sentem criativos no trabalho atualmente;

- 83% deles também reconhecem impactos positivos da IA na própria criatividade;

- Autonomia (69%) e colaboração (58%) são o que mais os estimula a serem criativos profissionalmente;

- Maiores impeditivos para um trabalho mais criativo, hoje, são o cansaço mental e esgotamento (45%)

Cansaço mental, o vilão número um da criatividade


De forma geral, algo que as experiências dos profissionais entrevistados pela Conquer apenas confirmam é o quão positivamente a criatividade tende a se refletir na motivação profissional — com impactos na percepção que uma pessoa tem de si mesma, seus projetos de trabalho e a companhia da qual faz parte.

Isso porque, enquanto estudos como o Relatório State of Creative já identificavam que a exploração do potencial criativo eleva em 78% a produtividade nas empresas, o levantamento da escola de negócios descobriu, na verdade, como os entrevistados se sentem quando conseguem usar a criatividade profissionalmente. Para a maioria deles, aliás, os efeitos são sempre animadores, variando entre se perceber mais motivado e engajado (59%), produtivo (49%) e orgulhoso com suas atividades (34%).

Mesmo que, hoje, 74% dos respondentes reconheçam exercer tal competência no meio de trabalho frequentemente, obstáculos para uma jornada mais criativa nas empresas parecem não faltar. Quando indagados, por exemplo, certas distrações digitais, como Instagram e WhatsApp (29%), a ausência de ferramentas (23%) e a cultura organizacional rígida (17%) apareceram entre os impeditivos mais comuns, ao lado do pior dos problemas: a sensação constante de cansaço mental ou esgotamento (45%).



Em um contexto no qual as Inteligências Artificiais generativasvêm sendo cada vez mais exploradas nas empresas, por outro lado, para a maioria dos brasileiros, seu uso também tem se convertido em mais espaço para criar: enquanto 42% deles compartilharam se sentir estimulados com tantas ideias e referências, para 41%, o ganho tem sido a automatização de tarefas simples, que permitiria mais tempo livre para criar.



Por um trabalho — e vida — mais criativos


Ora, se o que não faltam nos escritórios de Norte a Sul são fatores que impedem uma rotina mais criativa, por outro lado, o que mais a incentivaria no meio corporativo segundo os brasileiros? Enquanto uma empresa voltada ao aperfeiçoamento profissional das pessoas, essa foi uma das dúvidas compartilhadas pela Conquer com os entrevistados — que elegeram os aspectos que estimulam suas criatividades no trabalho hoje.

Entre o acesso a diferentes ferramentas, mais tempo livre para criar e metas desafiadoras, o que mais tende a colaborar com o fazer criativo é a autonomia para testar novas ideias, citada por 69% dos respondentes.

Não apenas ela, aliás: comprovando a importância do investimento em pessoas, bem como o papel do trabalho em equipe, a colaboração e troca de ideias com colegas (58%) e o acesso a tecnologias e ferramentas adequadas (55%) também apareceram nas respostas dos entrevistados, ao lado de mais tempo livre para pensar (48%).



“Nesse momento em que tantas tarefas são automatizadas dentro das empresas, investir na criatividade dos colaboradores (seja por meio de treinamentos, ferramentas ou ajustes na cultura organizacional) significa apostar em um diferencial com resultados duradouros para os mais diferentes times e negócios”, comenta Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer. “Equipes criativas tendem a ser mais estratégicas, colaborativas e atentas às evoluções do mercado, características cada vez mais demandadas atualmente. Todos saem ganhando”.

Metodologia


Para entender a relação dos profissionais brasileiros com a criatividade, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 5 questões, que exploraram o que mais os estimulam criativamente, certos obstáculos e os impactos da IA na própria criatividade. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.

Fonte: Assessoria 

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