A Unidade de Reumatologia do Hospital Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal) completa 10 anos de atividade este mês e, para marcar a celebração, será realizada uma solenidade aberta ao público nesta segunda-feira (12), às 13h, no Auditório Geral do hospital. Durante o evento, será apresentada uma linha do tempo da atuação da Unidade, descrevendo a trajetória do serviço de reumatologia na última década.
Participarão do evento médicos preceptores, residentes, membros da equipe de reumatologia, o fundador e chefe do serviço, Thiago Sotero; a gerente de ensino, Mônica Lopes; o gerente administrativo, Anderson Dantas; a gerente de atenção à Saúde, Elisângela Souza; e o superintendente do hospital, Célio Rodrigues.
História
A Unidade de Reumatologia do HUPAA foi inaugurada em 8 de maio de 2015, oferecendo uma melhor assistência aos pacientes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que sofrem com doenças reumatológicas. A inauguração da Unidade abriu, por exemplo, o atendimento a pacientes pediátricos, que, à época, não estava disponível no SUS no estado de Alagoas.
Fazem parte de sua estrutura o Núcleo de Pesquisas em Doenças Autoimunes, atualmente com, pelo menos, quatro estudos em andamento, um deles em parceria com a Universidade de Coimbra (Portugal); e o Centro de Infusão, onde são administradas as medicações de alto custo de forma gratuita e com a devida atenção hospitalar. Ao todo, a Unidade recebe, em média, 600 pacientes por mês, o triplo de antes da sua abertura. A equipe conta com cinco reumatologistas, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e um assistente administrativo.
O serviço começou a funcionar quando o hospital entrou na rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Até então, havia o atendimento reumatológico, mas não um serviço estruturado, que fornecesse atenção ao usuário em todas as suas linhas de cuidado, sobretudo aos pacientes de alta complexidade. Com a chegada da Ebserh e a possibilidade de contratação de profissionais especializados na área, foi viabilizado. “Inicialmente, eram três médicos que atendiam na reumatologia enquanto serviço. Estruturamos a residência médica e trouxemos, como foco, o atendimento da alta complexidade. Hoje, é o único do estado que atende pacientes de alta complexidade em reumatologia. Da mesma maneira, a terapia infusional assistida só tem no HU pelo SUS no estado”, aponta o fundador e chefe da Unidade de Reumatologia, Thiago Sotero.
Foram muitas as conquistas importantes da Unidade. A maior delas, segundo Thiago, é poder dar assistência aos pacientes de forma integral, adequada. O atendimento a crianças e adolescentes com doenças graves, por exemplo, é considerado um marco divisor na reumatologia em Alagoas. Leitos para internamento, biopsia renal e leitos para terapia assistida são outros avanços da Unidade. “Em breve, devemos contar com a ampliação do espaço físico do setor”, comentou Thiago.
Melhor acompanhamento para os pacientes
Se antigamente ocorria uma carência por um serviço em reumatologia de alta complexidade no estado de Alagoas, hoje ela é sanada com a Unidade de Reumatologia do HUPAA, com foco em pacientes com doenças imunomediadas da reumatologia, muitas delas consideradas como doenças raras (espondiloartrites e vasculites, por exemplo), que demandam estrutura hospitalar para devido acompanhamento. Uma demanda crescente, cumulativa, em que os pacientes ingressam no serviço e têm seus casos acompanhados durante o tempo que for necessário.
Como é o caso da professora da rede estadual e paciente da Unidade, Vanessa Soares. Ela deu entrada no HUPAA em janeiro de 2014, quando a Unidade de Reumatologia ainda nem havia sido criada, após um tempo internada no Hospital de Doenças Tropicais, onde estava tratando outras enfermidades. Na guia de encaminhamento para o HUPAA, levantou-se a suspeita de lúpus eritematoso sistêmico, confirmada mais tarde após os exames necessários no hospital. Desde então, Vanessa recebe o tratamento adequado para a doença, que trouxe uma melhora significativa para sua qualidade de vida.
“Ao me tratar no HUPAA, voltei a me sentir uma pessoa, com necessidades, direitos, com dignidade. Voltei a ter voz, e percebi que os profissionais dali não somente me viam, como também me ouviam. Percebi que eu não era um mero número em um prontuário, uma enfermidade a ser diagnosticada e combatida ou apenas um sujeito desconhecido de uma futura publicação nos anais da Medicina. Na Unidade de Reumatologia, voltei a me sentir humana”, comenta Vanessa.
Outra paciente que também recebe atendimento na Unidade é Marily Davino, que também sofre de lúpus eritematoso sistêmico. Ela deu entrada na Unidade em 2016, para dar continuidade ao tratamento, após cancelamento de seu convênio. “Peguei o encaminhamento no posto UBS do meu bairro, com o médico que me acompanhava. Ele me encaminhou para o HU, pois lá o tratamento seria mais completo para mim”, explica.
Para Marily, o atendimento via SUS que ela recebe no Hospital Universitário é “de suma importância, pois em nenhum posto de saúde trata o lúpus ou outra doença reumatológica como o HU, porque lá são médicos preparados, que estudam a doença diretamente com os pacientes, né? E lá nós temos um grande suporte de emergência, se for necessário”.
Ensino e pesquisa
A Unidade já formou oito novos reumatologistas ao longo desta década de existência e mais dois estão em formação. Dois desses profissionais voltaram para o serviço por meio de concurso público. “Ficamos muito felizes de saber que, além de assistir os pacientes, estamos formando profissionais de qualidade”, comenta Sotero. A Unidade também conta com um número expressivo de pesquisas em doenças autoimunes, sobretudo lúpus, tendo avançado bastante nessa linha de estudo.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA-Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.