OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de maio de 2025

Notícias

13/05/2025 às 12:06

ICBS entrega títulos de Professor Emérito para três docentes

O Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) da Ufal está preparando homenagens especiais para a entrega dos títulos de Doutor Honoris Causa e de Professor Emérito, concedidos pelo Conselho Universitário (Consuni) para alguns dos nomes que contribuíram para a construção dos cursos de Ciências Biológicas da Ufal e para a profissão em Alagoas.

A primeira cerimônia está marcada para esta quarta-feira (14), às 16h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, quando os pesquisadores Luiz Antônio Ferreira, José Geraldo Marques e Theresinha Calado se tornarão oficialmente Professores Eméritos da Universidade Federal de Alagoas.

O título é uma honraria concedida a docentes aposentados que se destacaram nas suas áreas de atuação, tanto no ensino, na pesquisa ou nas atividades extensionistas. É um reconhecimento público pela dedicação, contribuição e relevância para a instituição e para a comunidade acadêmica.

“A trajetória dos professores descreve a dedicação, a importância e a relevância de cada um nas atividades acadêmicas para a sociedade, para a Ufal e para o ICBS e justificam a honraria, representando o reconhecimento de sua obra e a satisfação de tê-los como servidores de nossa Instituição”, enalteceu o diretor do ICBS, Ricardo Rodarte, que resumiu a trajetória dos três eméritos homenageados:

José Geraldo Marques

Possui uma formação acadêmica extensa e diversificada, incluindo graduações em Medicina Veterinária e História Natural, mestrado em Zoologia, doutorado em Ecologia, especialização em Fitoterapia e Fundamentos da Medicina Tradicional, e um pós-doutorado. Além disso, realizou mais de 60 cursos em diversas áreas.

Ao longo de sua carreira, José Geraldo desempenhou atividades de docência e pesquisa em várias instituições nacionais e internacionais, incluindo a Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal de Alagoas, Universidade de Évora, em Portugal e Universidade Nacional Autônoma do México. Já foi agraciado com inúmeros prêmios e títulos, como Doutor Honoris Causa pela Uneal e Prêmio Internacional Martin de La Cruz.

José Geraldo é membro de várias sociedades científicas e acadêmicas, e atuou como consultor em diversos projetos e estudos em instituições nacionais e internacionais. Sua produção científica inclui a publicação de 26 artigos científicos, oito livros, 17 capítulos de livros, e mais de 200 apresentações de trabalhos.

Theresinha Calado

Desde 1975 o endereço funcional da professora Theresinha Calado é o Campus A.C. Simões, onde dedicou mais de 40 anos ao Setor de Histologia e Embriologia. Ela foi contratada como professora efetiva em 1981 e desempenhou diversos papéis importantes, incluindo Coordenadora para Assuntos Acadêmicos e vice-diretora do CCBi.

Durante sua carreira, a professor Theresinha contribuiu significativamente para a pesquisa e a formação acadêmica, coordenando o 1º Ciclo de Estudos em Histologia e obtendo títulos de mestrado e doutorado pelo Instituto Oswaldo Cruz. Ela também liderou a criação do primeiro curso de mestrado no CCBi, aprovado em 2005 como Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

A professora Theresinha desempenhou um papel crucial na transferência do ICBS para o Campus A. C. Simões, que foi concluída gradativamente entre 2011 e 2015. Sua liderança e dedicação garantiram o papel do CCBi-ICBS como protagonista na Ufal, promovendo a capacitação acadêmica dos servidores e a criação de novos programas de pós-graduação. Em 2014, ela encerrou suas atividades como gestora, deixando um legado significativo à comunidade do ICBS.

Luiz Antônio Ferreira da Silva

Nascido em Blumenau, tem uma trajetória acadêmica rica e diversa. Ele concluiu a Licenciatura em História Natural na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 1972 e, em 1973, ingressou na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) para o mestrado em Genética. Sua dissertação de mestrado, apresentada em 1975, estudou os polimorfismos proteicos em populações naturais de preá.

Após trabalhar na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade Federal de Santa Maria, ele se incorporou à Universidade Federal de Alagoas em 1978. Em 1988, iniciou seu doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudando a estrutura e evolução de genes ribossômicos em marsupiais brasileiros.

Na Ufal, sempre esteve envolvido em ensino, pesquisa, extensão e administração, contribuindo significativamente para a Universidade. Ele é o responsável pelo surgimento do Laboratório de DNA Forense do ICBS/Ufal, onde coordenou com afinco e ensinou a muitos. Sua produção intelectual inclui livros, artigos científicos, participações em eventos e cursos de capacitação ministrados. O professor Luiz também teve uma participação efetiva em extensão universitária, especialmente relacionada aos direitos humanos no estado de Alagoas.

Os Honoris Causa

O Conselho Universitário da Ufal também aprovou o título de Doutor Honoris Causa para os professores Alfredo Raimundo Dacal, Amundoson Portela Cavalcanti, e Rosângela Pereira Lyra, que contribuíram com o Instituto de Ciências e Biológicas da Saúde.

A solenidade de entrega está marcada para o dia 3 de julho, às 16h, no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió.

Ascom Ufal

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.