OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de maio de 2025

Notícias

13/05/2025 às 16:04

Reunião discute propostas para a 5ª Conferência da Igualdade Racial de Alagoas

Encontro proporcionou um espaço de diálogo sobre as vivências da população negra. Ascom Semudh Encontro proporcionou um espaço de diálogo sobre as vivências da população negra. Ascom Semudh

Jaci Lira

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), realizou, nessa segunda-feira (12), um encontro preparatório para a 5ª Conferência da Igualdade Racial do Estado de Alagoas. O encontro aconteceu de forma híbrida e reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos que atuam no fortalecimento das políticas públicas.

O momento integrou o processo democrático de preparação e construção coletiva de propostas e diretrizes que visam combater o racismo, promover a equidade racial no estado e valorizar a diversidade étnico-racial.

Na reunião, a representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Rosa Negra Ferreira, e a coordenadora de Relações Institucionais da Assessoria de Participação Social e Diversidade (Aspad) do Ministério da Igualdade Racial, Janaína Fernandes, apresentaram o relatório da última conferência nacional, que acontece logo após as etapas estaduais.

Depois, o professor do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Dr. William Robson Soares Lucindo, fez uma apresentação sobre o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. Ele abordou os impactos e desigualdades que a escravidão no Brasil deixou na sociedade.

Para Rosa Negra, a Conferência da Igualdade Racial é um momento para reafirmar o compromisso na luta pela equidade.

"É o momento em que a gente entra nesse debate das ações afirmativas, dos direitos humanos, de ocupar os espaços de decisão, e estarmos nesse espaço faz toda a diferença. É um momento também onde recusamos a naturalização do racismo, num movimento de mobilização e transformação", afirmou.



De acordo com a superintendente de Políticas para a Igualdade Racial da Semudh, Manuela Lourenço, o encontro proporcionou um espaço de diálogo sobre as vivências da população negra.

“Este encontro preparatório foi um espaço importante de diálogo com lideranças e comunidades que vivem as desigualdades na pele. Ouvir esses territórios é fundamental para que a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial seja, de fato, representativa e comprometida com propostas concretas de reparação e justiça racial em Alagoas”, explicou.

Também participaram do encontro representantes dos municípios que irão sediar as etapas municipais e regionais, que começam entre o final do mês de maio e início de junho.

Ascom Semudh

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.