Atuar de forma contínua e consistente no voluntariado corporativo têm se tornado um movimento importante dentro de grandes empresas. Além de reforçar a cultura, essas ações incentivam o engajamento dos funcionários em prol de causas sociais e geram impactos positivos em toda a comunidade.
No último ano, mais de 524 mil itens foram arrecadados e destinados a 264 instituições parceiras por meio de 221 ações. Esse movimento só foi possível graças à atuação direta de 49 comitês de voluntariado espalhados por todo o país.
Além de seu calendário anual do programa Conexão Voluntária, a Claro e o Instituto Claro reforçaram a atuação na crise humanitária que vivenciamos em 2024 por meio da campanha interna "Juntos pelo Rio Grande do Sul”. Nela, mais de 207 mil itens essenciais foram arrecadados, incluindo alimentos, produtos de higiene e ração para pets. Além desse apoio essencial, a companhia também revisou o suporte aos funcionários diretamente afetados.
Voluntariado corporativo: saltos e aprendizados em 2024
No balanço do programa, o ano passado teve resultado recorde, representando 91,6 % de crescimento do acumulado desde seu início, em 2012. Entre janeiro e dezembro, foram mais de 27 mil participações voluntárias, beneficiando mais de 237 mil pessoas.
“A cultura de doação é definitivamente um caminho sem volta. Doar tempo e recursos é muito mais do que um ato de cidadania, é olhar com atenção para as necessidades das comunidades ao redor, ao mesmo tempo no qual estimulamos uma troca de experiências e forças muito rica para todos os participantes”, comenta Daniely Gomiero, Diretora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade na Claro e Vice-Presidente de Projetos do Instituto Claro.
Entre suas ações, o Conexão Voluntária promove anualmente o “Ação Nacional”. Esse movimento, por meio de seus comitês, seleciona uma causa para apoiar de forma conjunta – em seus 12 estados e 29 municípios ao redor do país – em um só dia. Em 2024, a causa escolhida foi a doação de sangue. Como resultado, a ação contou com 472 doadores, beneficiando 1.888 pessoas ao redor do país.
Atuação nacional, esforço local
Os comitês regionais do Conexão Voluntária atuaram incansavelmente, identificando dificuldades, mapeando possibilidades de contribuição e, principalmente, na mobilização de colaboradores e de doações para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do país durante todo o ano.
“Esse movimento coordenado por meio do Conexão Voluntária já tem mais de 13 anos, e a cada ação que concretizamos a minha convicção de que estamos no caminho certo só fica mais evidente. Afinal, juntos somos mais fortes!”, completa, Daniely.
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.
Com a missão de "Conectar pessoas para um futuro melhor", há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.
O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Acesse e saiba mais sobre essa e outras iniciativas em www.institutoclaro.org.br
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.