O time de colaboradores da Oncologia e Centro de Terapia Assistida da Unimed Maceió realizou uma importante ação de descarte responsável de documentos físicos, com dados sensíveis de pacientes. Durante uma análise de rotina, na última semana, foram identificados e descartados, de forma segura, 84 kg de papel com informações protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A ação foi liderada pelo colaborador Adson Araújo e teve início com uma inspeção detalhada, realizada com o apoio do time de Privacidade e Segurança da Informação. A análise confirmou a necessidade de fragmentação do material, respeitando os protocolos de segurança da informação.
Após o processo, os papéis foram encaminhados para reciclagem, reforçando o compromisso institucional com práticas sustentáveis. Como desdobramento da iniciativa, foi elaborado um plano de ação para prevenir novos casos de desperdício e melhorar a gestão documental. As medidas incluem desde a criação um Time de Redução de Desperdício até o mapeamento e revisão de processos, buscando reduzir a necessidade de impressões.
“Essa ação mostra como pequenas mudanças podem gerar grandes impactos. Ao mesmo tempo em que protegemos os dados dos nossos pacientes, também reduzimos custos e promovemos práticas mais conscientes no nosso dia a dia”, afirma Adson.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: comercial@al1.com.br
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.