OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de maio de 2025

Notícias

15/05/2025 às 16:32

Servidores da rede estadual aprovam realização da Semana da Saúde na Educação

 Alexandre Teixeira e Thiago Athaíde / Ascom Seduc Alexandre Teixeira e Thiago Athaíde / Ascom Seduc

Manuella Nobre

Servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão aproveitando ao máximo todas as atividades ofertadas na Semana da Saúde, promovida pela pasta até esta sexta-feira (16) por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas (Suvpe). A programação oferece uma variedade de ações voltadas ao bem-estar físico, mental e emocional e é aberta a todos os profissionais da rede estadual de ensino.

Com o tema “Saúde mental e bem-estar no serviço público: uma abordagem integrada para a qualidade de vida e segurança no trabalho”, as ações se voltaram à oferta de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), como Reflexologia, Reiki e Auriculoterapia, palestras com temáticas relacionadas à proposta central, além da oferta de serviços como aferição de pressão, medição de índice de massa corpórea (IMC) e circunferência abdominal, realizadas em parceria com o Sesi Saúde, entre outras atividades.

Um dos pontos de destaque foi o ciclo de palestras realizado no Centro Cultural do Sinteal, no Farol. Iniciando com um café e cuidados de saúde para os servidores, ofertados por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os participantes foram recebidos no auditório, pela secretária-executiva de gestão da Rede Estadual, Sandra Vitorino, representando a titular da Pasta, Roseane Vasconcelos; pelo superintendente de Valorização de Pessoas, Alexandre Norberto; o presidente do Sindicato, Izael Ribeiro; e palestrantes convidados, ao som do coro Sinteal Em Canto, além de ginástica laboral com o professor Rafael Guevara.

O ciclo de palestras começou com a psicóloga Joceline Oliveira, trazendo, a partir de sua consolidada experiência em processos de desenvolvimento humano para empresas públicas, de economia mista e privadas, uma abordagem sobre a Norma Regulamentadora NR01, que abrange a gestão de riscos psicossociais, com foco na prevenção de doenças mentais no local de trabalho. “Os dados da educação são o retrato da sala de aula”, afirma, fazendo recortes e reflexões sobre o cenário educacional, do ambiente escolar e mais especificamente a sala de aula e todos os atores ali existentes e seus complexos e variados aspectos.

Na sequência, a advogada e assessora de controle interno na Controladoria Geral do Estado, Fabrícia Nogueira Montenegro, proferiu a palestra “Impactos do assédio moral na saúde mental”, trazendo os aspectos legais relacionados ao tema, a exemplo da Lei Estadual Nº 9033, que trata do assédio moral no âmbito da administração pública direta e indireta do estado de Alagoas, e apresentando a campanha contra o assédio moral recém-lançada pelo governo “Por você. Por todos”, além do canal de denúncias oficial: e-ouv.al.gov.br. “O conhecimento muda o comportamento. Dê visibilidade ao problema. Não sofra sozinho. Não se cale. Denuncie”, reforçou a palestrante.

Finalizando as palestras do dia, o médico do trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e professor de medicina na Faculdade de Medicina da Ufal, Juraci Roberto, abordou, de forma descontraída, o tema “A influência do ambiente de trabalho na saúde mental e na qualidade de vida dos servidores”. Provocando os participantes a refletirem sobre os riscos do uso excessivo das tecnologias e conectividades e a necessidade de aproveitar melhor o tempo disponível e as pessoas que estão ao nosso redor, seja no trabalho ou em casa. “Cuide do seu trabalho, mas cuide também da sua família. Acredite em vocês mesmos”, finalizou.

Semana Aprovada

Os participantes aprovaram a iniciativa e as ações ofertadas pelo evento. “Estive cedida por um tempo e agora estou voltando à casa, tive uma acolhida maravilhosa. Achei a programação surpreendente, estou amando”, diz Gerlane Oliveira, do setor de Avaliação

Outra servidora que saiu satisfeita foi Gal Mendes, da Superintendência de Rede (Sure). “Uma iniciativa maravilhosa. Já aproveitei de outros momentos e vou aproveitar o ciclo de palestras”, comemora.

Para o superintendente de Valorização de Pessoas, Alexandre Norberto, a iniciativa reforça o compromisso da Seduc com a valorização dos servidores, com o reforço da importância de olhar para a saúde, principalmente de forma preventiva.

“O evento aqui está muito bem instalado, muito bem produzido. A Semana da Saúde do Servidor foi muito bem planejada pela nossa equipe e é um evento que traz continuidade de todas as ações da nossa área, mais especificamente da coordenação de qualidade de vida do servidor”, disse. “Temos vários serviços sendo ofertados para o servidor da educação, na SUVPE, como o “Escolha Calma na Educação”, o “Sem Prevenção Não Há Educação”, o serviço de fonoaudiologia com os nossos servidores, especialmente os professores, os serviços de Reiki, orientados ao relaxamento, a transformação das energias e à renovação dos ânimos nos nossos trabalhos, todos abertos aos servidores da educação”, convida o superintendente.

A programação da semana se encerra nesta sexta-feira (16), com a Oficina de cuidados com a voz, das 9h às 10h, no auditório do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que fica no Shopping Cidade; e, em paralelo, das 9h às 16h, também no Shopping Cidade, os serviços de Reflexologia, Reiki e Auriculoterapia.

Ascom Seduc

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.