AL1
Desde o fim de semana, as fortes chuvas têm causado bastante preocupação na Capital. Em apenas 48 horas, o volume de chuva registrado chegou a 291 milímetros, o que equivale praticamente a toda a média de chuva que normalmente era esperado para o mês de maio inteiro na capital alagoana, segundo a Defesa Civil.
De acordo com o coordenador do órgão, Abelardo Nobre, foram registradas 208 ocorrências relacionadas às chuvas nesse período, incluindo 43 casos de deslizamentos de massa. Ele explicou que esse aumento no número de incidentes é resultado do solo encharcado e saturado, que fica mais propenso a deslizamentos.
Apesar de toda essa intensidade, a boa notícia é que, até o momento, não há registros de feridos ou mortes por causa das chuvas. No entanto, 18 pessoas estão desalojadas, e a Defesa Civil tem orientado quem vive em áreas de risco a deixarem suas casas temporariamente para garantir a segurança de todos. Muitas dessas pessoas estão acolhidas na casa de parentes ou amigos, uma atitude que tem ajudado a preservar vidas.
O coordenador Nobre destacou ainda que, entre a noite da sexta-feira (16) e a manhã do sábado (17), choveu mais de 200 milímetros em menos de 12 horas — um volume que, como ele mesmo disse, causo transtornos em Maceió, que possui uma alta taxa de impermeabilização do solo.
O coordenador reforçou a importância do trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil e pediu que a população siga todas as orientações dos técnicos. “Quando essas orientações são seguidas, vidas são preservadas”, afirmou.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.