OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de maio de 2025

Notícias

20/05/2025 às 14:41

Juiz Ygor Figueirêdo dialoga com 100 estudantes sobre combate à violência sexual

Nesta segunda-feira (19), cerca de 100 estudantes de escolas públicas participaram de uma palestra com o tema "Combate à violência sexual", ministrada pelo juiz Ygor Figueirêdo, no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A atividade integra as ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante o encontro, o magistrado apresentou dados sobre a violência sexual infantojuvenil no Brasil e conduziu uma dinâmica interativa com os estudantes, a fim de esclarecer quais tipos de comportamento caracterizam crime e quais atitudes devem ser tomadas para proteger a si e aos outros.

"Infelizmente, a cada seis minutos, uma criança ou adolescente é vítima de crime sexual no nosso país. Por isso, conversas como essa são fundamentais para mostrar que essa é uma realidade que precisa ser enfrentada com informação e coragem", destacou Ygor, que foi coordenador estadual da Infância e Juventude (Ceij) em 2024.

Para o juiz, o diálogo é essencial na construção de uma cultura de proteção e acolhimento. "As crianças precisam entender que esse problema existe, que é grave, mas que pode ser combatido. Elas devem saber como identificar, a quem recorrer e, principalmente, que a culpa nunca é delas", completou.

O impacto para os jovens

A estudante Júlia Lima, do 9º ano da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, contou que o tema da palestra dialogou com vivências reais.

"É acolhedor saber que esse tipo de palestra chega nas escolas públicas, porque infelizmente isso acontece com frequência", compartilhou.

Para a gestora Adriana Firmino de Lima, da Escola Tradutor João Sampaio, a iniciativa do PCJE reafirma o papel da educação na prevenção da violência.

"Trazer esse tema para a escola é de uma riqueza imensa. Ensinar as crianças a identificar situações de abuso e a se proteger é fundamental. O PCJE acerta mais uma vez ao oferecer informação e apoio num assunto tão delicado, mas tão necessário", afirmou.

Estiveram presentes na palestra estudantes da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes e o Centro Estadual Cyro Accioly.



Kenny Lucas - Ascom/Esmal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.