O prefeito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha estão acompanhando de perto os transtornos causados pelas chuvas que atingem Maceió desde o último final de semana. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre domingo (18) e segunda-feira (19) a capital alagoana registrou o maior volume de chuva do país, 7 6,4 milímetros.
Além de mobilizar equipes técnicas para ações como desobstrução e limpeza de vias e galerias, os gestores estiveram em diversos pontos da cidade que costumam sofrer com os alagamentos. Na segunda-feira (19), por exemplo, JHC e Rodrigo Cunha estiveram no bairro do Prado, na Grota do Neno (Feitosa), Grota Renascença (Tabuleiro do Martins) e Mercado da Produção (Levada).
Segundo Rodrigo Cunha, que também comanda a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a situação é preocupante, mas as medidas de enfrentamento às fortes chuvas, adotadas anteriormente, estão reduzindo os transtornos.
“Estamos não apenas reagindo, mas agindo. Fizemos um trabalho preventivo com a contenção de encostas e limpeza de vias e galerias. Nos últimos meses, intensificamos essas ações também em parceria com a Alurb. É um trabalho que está dando resultado”, observou o vice-prefeito.
Por outro lado, JHC lembrou que quando assumiu as Prefeitura de Maceió, em 2021, encontrou um município sem planejamento para enfrentar os alagamentos e, diante disso, montou uma estratégia que prioriza investimentos voltados à diminuição dos impactos da chuva, a exemplo do programa de contenção de encostas e da coleta regular de lixo, além do fortalecimento dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil.
Emergência
A Prefeitura de Maceió solicita que, quando for possível, a população evite as áreas de risco. Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente a Defesa Civil pelos telefones 199 e 156.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.