OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de maio de 2025

Notícias

21/05/2025 às 13:47

Municípios debatem turismo em arena técnica na Marcha da CNM

Prefeitos, técnicos e autoridades do setor público participaram, nesta terça-feira, dia 20 de maio de 2025, em Brasília, de arena temática promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro, realizado durante a programação do evento nacional da entidade, teve como foco debater soluções e estratégias para fortalecer a governança municipal nas áreas de turismo. A proposta é capacitar gestores, compartilhar boas práticas e enfrentar desafios que impactam diretamente o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população.

A arena, com o tema “Governança e políticas públicas em turismo”, abordou como os Municípios podem potencializar o turismo por meio de estratégias de governança eficazes, destacando a importância de integrar as políticas públicas e a iniciativa privada. O encontro reuniu gestores municipais, técnicos da CNM, representantes do governo federal e especialistas para debater como o turismo pode ser impulsionado a partir da articulação entre esferas de governo, iniciativa privada e comunidades locais. O destaque foi o fortalecimento da governança como eixo estruturante de políticas públicas no setor.

Durante o encontro, Alisson Andrade, coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, apresentou um plano voltado a apoiar os Municípios na promoção de seus destinos turísticos no exterior. O plano prevê a definição de mercados estratégicos, o uso de ferramentas de divulgação e o aproveitamento da diversidade cultural brasileira como diferencial competitivo. “Vamos colocar o Brasil de forma mais estratégica no cenário global. O plano é uma oportunidade para que os Municípios e os Estados se posicionem com inteligência e competitividade no exterior”, afirmou Andrade, explicando que cada Estado receberá um plano personalizado com orientações passo a passo.

A participação do Ministério do Turismo trouxe perspectivas sobre financiamento e qualificação. Lorena Faria, coordenadora de Apoio ao Fungetur, destacou a necessidade de ampliar a capacidade técnica dos Municípios para acesso aos recursos federais. Mirianice Santos, também do ministério, reforçou a importância de fortalecer os conselhos municipais de turismo e investir em planejamento estratégico para consolidar políticas públicas duradouras.

Para o 2º tesoureiro da CNM, Sérgio Lira, a governança participativa é um dos pilares para transformar o turismo em motor de desenvolvimento. “Usando essa ferramenta inteligente e integrada que é a governança, conseguimos captar da iniciativa privada recursos que ajudam a alavancar o setor e a gerar emprego e renda. A comunidade se apropriou da governança e foi ela quem determinou as regras para que as políticas públicas fossem atingidas”, explicou.

Luana Ramos Fonte: Agência CNM de Notícias

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.