OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de maio de 2025

Notícias

21/05/2025 às 14:05

Inclusão digital é tema de arena na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

A inclusão digital nos Municípios foi tema de arena no segundo dia da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios com a temática “Transformação digital e conectividade para inclusão e oportunidade de negócios”. Nesta terça-feira, 20 de maio, gestores municipais, palestrantes e participantes discutiram os caminhos para modernizar a gestão pública por meio da tecnologia.

A analista técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Karla França abriu o evento destacando a importância da transformação digital para o desenvolvimento regional. Ela afirmou que a conectividade gera inclusão e cria novas oportunidades de negócios: “A transformação digital nos Municípios é essencial para gerar inclusão social e impulsionar o desenvolvimento local”.

Representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Régis Borges iniciou sua fala provocando a plateia: “Quais os legados que a gestão de vocês deixará em relação à agenda digital nos Municípios?”. Ele reforçou que a sociedade já vive conectada digitalmente e que muitos Estados e Municípios enfrentam dificuldades orçamentárias.

A diretora de Inovação da Prefeitura de Uberlândia (MG), Cynthia Guerra, falou sobre a Lei das Antenas e os desafios enfrentados para ampliar a conectividade em toda a cidade. Apesar das dificuldades, a gestora apresentou avanços significativos na gestão digital de Uberlândia, como a presença de Wi-Fi gratuito em todos os ônibus da cidade. “Hoje temos 240 pontos de internet gratuita distribuídos em Uberlândia.”

Já a secretária de Projetos Especiais da Prefeitura de Ipojuca (PE), Lara de Oliveira Santana, relatou as dificuldades enfrentadas no Município devido à falta de inclusão digital. Para mudar essa realidade, foi criado um Comitê de Gestão da Transformação Digital e implementada a Rede Ipojuca, com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. “Muitos ainda precisam levar documentos em papel. Com a rede, isso não será mais necessário”, explicou.

Por fim, Michelle Fernandes, do Departamento de Sustentabilidade e Cidadania Digital da Caixa Econômica, apresentou o programa FINISA Transformação Digital, uma linha de financiamento voltada à modernização tecnológica dos Municípios. Segundo ela, o objetivo é promover eficiência, reduzir o tempo de atendimento, aumentar a transparência, garantir segurança e integrar os sistemas de gestão pública.

Por Rosana Maria | Fonte: Agência CNM de Notícias

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.