Este ano registra-se o 25º ano de mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 195% nos últimos quatro anos. E o número de casos recebidos pelo Disque 100 saltou de 6.380, em 2020, para 18.826 em 2024.
A partir desse cenário, nesta última terça-feira (20/5), no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Maceió/AL, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Jatiúca, promoveu uma ação voltada à prevenção e combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, para 150 crianças e adolescentes atendidos do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Criança: Futuro no Presente!.
Em uma iniciativa focada na proteção de crianças e adolescentes, o dia 20 de maio foi marcado por diversas atividades educativas e de conscientização sobre o abuso e a exploração sexual. As ações, que ocorreram durante os períodos da manhã e da tarde, abrangeram diferentes faixas etárias, utilizando abordagens didáticas e interativas para abordar temas delicados e essenciais.
No período da manhã, as crianças e adolescentes (6 a 12 anos) atendidas pelo serviço Criança: Futuro no Presente!, participaram de atividades lúdicas e informativas em alusão ao Maio Laranja, a programação incluiu:
• Contação de história sobre os sinais de alerta do corpo, distinguindo o que é permitido e o que não é.
• Apresentação do vídeo "Meu Corpo é um Tesourinho", reforçando a importância do respeito ao próprio corpo.
• Atividade prática para trabalhar as emoções, explorando sentimentos como tristeza, alegria, raiva, empatia e medo, essenciais para o desenvolvimento da inteligência emocional e capacidade de autoproteção.
No período da tarde as crianças e adolescentes (13 a 15 anos), participaram das atividades, promovendo um espaço de diálogo e reflexão aprofundada:
• Roda de conversa sobre o tema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, incentivando a troca de ideias e o esclarecimento de dúvidas.
• Exibição do vídeo "O Silêncio de Alara", uma ferramenta para discutir as consequências do silêncio e a importância de denunciar.
• Atividade criativa com a representação de uma flor, onde os adolescentes foram convidados a recortar elementos que simbolizam o que é bom para crianças e adolescentes, estimulando o reconhecimento de ambientes e relações saudáveis.
Na LBV, a educação é a chave para a proteção das crianças, jovens e adolescentes. “Ações como essa reforçam o compromisso com a educação e a prevenção, capacitando crianças e adolescentes a identificar situações de risco e a buscar ajuda, além de sensibilizar a comunidade sobre a importância da proteção infanto-juvenil” ressalta o Gestor Social da LBV, Arivaldo Oliveira.
O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Maceió/AL está localizado na Av. Muniz Falcão, 964, Barro Duro. Mais informações Tel. (82) 3328-4410
Ascom LBV
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.