OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de maio de 2025

Notícias

21/05/2025 às 17:26

Espetáculo de dança alagoano é destaque na programação do 19º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre

Umbigo (AL) - João Erisson Umbigo (AL) - João Erisson

O estado de Alagoas estará representado na programação do 19º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre, que acontece de 20 de maio a 8 de junho no Rio Grande do Sul. O evento é um dos principais festivais de artes cênicas do Sul do País e contará, no dia 03 de junho, com sessão do espetáculo “Umbigo”, trabalho de dança contemporânea produzido pela companhia alagoana Ozinformais. A coreografia que será apresentada aos gaúchos é fruto de uma pesquisa corporal realizada pelos bailarinos Jal Oliveira e José Marcos Dos Santos, e explora as danças típicas de Alagoas e seus comportamentos corporais.

O espetáculo se junta a outras 52 atrações, de todas as regiões do país, que integram a programação do festival, em uma edição que ocupará 22 espaços culturais, praças e parques de Porto Alegre e Região Metropolitana. Com produção de Carlos Alberto Barros e trilha sonora de Iury Limão, “Umbigo” tem como base a batida de pé no chão, desenvolvendo a coreografia a partir desse contato direto com o solo. Os movimentos e sons executados em um ambiente cênico descrito como cru, moderno e sofisticado prometem envolver e emocionar o público presente. A montagem foi um dos projetos premiados pelo Governo de Alagoas, por meio de um edital de incentivo nas artes cênicas em 2022.

A apresentação vai acontecer no Teatro do CHC Santa Casa. Os ingressos estão à venda nas Unidades Sesc/RS, no site do projeto, e, se houver disponibilidade, poderão ser adquiridos também uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.

Festival Palco Giratório Sesc – Após 18 edições em Porto Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc movimenta e incentiva as artes cênicas com uma programação intensa, tradicionalmente no mês de maio. O Festival integra o Circuito Nacional, realizado pelo Sesc em diferentes estados para promover a difusão e o intercâmbio cultural, consolidando a iniciativa como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de cada ano, traz uma programação caracterizada pela diversidade de expressões e temáticas, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de todas as regiões do País. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte. A 19ª edição, em 2025, ocorre entre os dias 20 de maio e 08 de junho. Serão 64 sessões de espetáculos apresentados por 52 grupos artísticos - sendo 24 do Rio Grande do Sul - que tomam conta de 22 espaços culturais da Capital Gaúcha.

Programação - 19º Palco Giratório Sesc

Umbigo

Ozinformais (AL)

Desde ontem até hoje, os corpos dançantes de Jal Oliveira e José Marcos entrelaçam tempos e tradições, construindo uma fusão ancestral e contemporânea que dá vida ao espetáculo sob a direção e condução de Carlos Alberto Barros. No coração desse movimento, o umbigo se estabelece como símbolo e portal — o elo que conecta passado, presente e futuro; o vínculo entre o corpo e a terra, entre o indivíduo e o coletivo. É nesse ponto de união que as danças tradicionais alagoanas se encontram, se reinventam e se transformam. O espetáculo mergulha nas influências do Toré, prática sagrada dos povos indígenas, e na potência do Coco de Roda Alagoano, com destaque para o trupé, um sapateado singular que diferencia o Coco alagoano de outras variações pelo Brasil. A pulsação do trupé, com sua cadência única, reverbera as histórias de resistência negra e indígena, enquanto os movimentos circulares infinitos evocam a roda, o ciclo da vida e o eterno retorno. "Umbigo" transcende a forma de um espetáculo de dança: é uma experiência corporal e espiritual que convida o público a refletir sobre sua herança cultural e sobre o lugar de cada um no fluxo contínuo e infinito da história.

Ficha técnica:

Bailarinos Criadores: Jal Oliveira, José Marcos dos Santos

Encenação e Direção: Carlos Alberto Barros

Trilha Sonora Original: Iury Limão

Fotografia: João Erisson

Figurino: Penelope

Produção Executiva: Carlos Alberto Barros e Barbara Lustoza

Data: 03/06

Horário: 20h

Local: Teatro do CHC Santa Casa

Classificação etária: Livre

Duração: 40 minutos

Gênero: Dança

Fotos Vídeo

Fonte: Assessoria

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.