Roberison Xavier
A Chefia de Ensino Integrado da Secretaria da Segurança Pública disponibilizou mais uma capacitação para os profissionais que atuam nas forças policiais e de salvamento. O Curso de Atendimento do Profissional de Segurança Pública na Proteção a Grupos Vulneráveis é ofertado de forma on-line e visa qualificar os agentes para reforçar o trabalho de combate a violência contra grupos sociais em Alagoas.
Conforme portaria, assinada pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, e publicada na edição da quarta-feira (21) do Diário Oficial do Estado, de antemão as instituições estaduais devem indicar um quantitativo de profissionais para receber as instruções. A distribuição vai ocorrer para 700 servidores da PM, 180 da Polícia Civil, 150 bombeiros militares e 30 integrantes da Polícia Científica.
Ainda segundo o documento, no prazo de 180 dias, os gestores devem enviar uma lista com o nome dos concluintes comprovando a participação. Segundo a chefe de Ensino da SSP, major Joyce Bezerra, além dos servidores indicados, que cumprem um quantitativo mínimo estabelecido, os demais também poderão participar da capacitação.
“Nós temos uma meta estabelecida pelo Governo Federal para a qualificação de uma porcentagem dos nossos agentes, mas o curso é aberto também para outras pessoas que queiram adquirir conhecimento e melhorar assim o serviço prestado à população. O importante é que reconheçamos os direitos de todos os indivíduos e possamos atuar da forma mais qualificada e inclusiva possível”, declarou ela.
Ofertado integralmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem - CEI Educar, através do site https://ceieducar.seguranca.al.gov.br/moodle, para garantir mais facilidade de acesso, o curso que chega a sua segunda edição agora conta com uma carga horária de 50 horas/aula, dividida em em oito módulos, que abordam temas fundamentais para uma atuação qualificada e humanizada.
Durante a qualificação, os alunos poderão aprofundar o entendimento sobre os princípios éticos e de direitos humanos que devem nortear a atuação dos agentes públicos, além das práticas específicas adotadas pelo Estado para a proteção dessas populações, como os povos originários, LGBTQIAPN+ e as pessoas idosas.
Além disso, serão ofertados métodos de aprendizagem baseados em problemas e questões práticas, além de aulas expositivas que visam proporcionar uma formação profunda e aplicada. A capacitação será realizada sob uma perspectiva multidisciplinar, visando à promoção de práticas inclusivas, respeitosas e alinhadas aos direitos fundamentais.
Ascom SSP
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.