Suely Melo
Dando prosseguimento a programação da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (22), o Curso Teórico-Prático sobre o Processo de Pasteurização do Leite Materno. O evento, voltado para todos os profissionais que atuam nos Bancos de Leite, Maternidades e Postos de Coleta de Alagoas, aconteceu na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no bairro Poço, em Maceió.
A Rede de Bancos de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), como uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Estes serviços englobam ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do mundo. Eles são referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia, cumprindo o papel de alimentar os bebês prematuros que possuem comorbidades e, que por isso, precisam ficar internados.
Imprescindível
A coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, pediatra Andréa Pinheiro, destacou que o curso é imprescindível para os profissionais que trabalham diretamente com o leite materno. “Isso porque, por meio da capacitação, promovemos a segurança alimentar dos bebês prematuros e com comorbidades, internados nas maternidades. Precisamos captar esse leite e ofertá-lo com toda a qualidade, pois muitos bebês precisam deste alimento”, frisou.
O curso foi ministrado pelo farmacêutico e bioquímico, Luiz Carlos Bandeira, que é responsável pelo controle de qualidade na Maternidade Santa Mônica. “O curso é sobre o processamento em Bancos de Leite, com o controle de qualidade físico-químico e biológico rigoroso. Abrangemos todas as pessoas que trabalham com Bancos de Leite e que também o manipulam para um curso de reciclagem, pois é sempre bom”, disse.
Doação de Leite Materno
A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e de baixo peso que estão internados em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs neonatais), além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Para doar, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.
O Ministério da Saúde orienta que para a doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado. O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.
Rede Estadual de Bancos de Leite Humano:
Bancos de Leite Humanos
Maceió:
Maternidade Escola Santa Mônica (MESM)
Avenida Com. Leão, Bairro: Poço | (82) 3315 – 4434
Hospital Universitário (HU)
Avenida Lourival Melo Mota, Bairro: Tabuleiro do Martins | (82) 3202 – 3945
Arapiraca:
Hospital Regional
Rua Padre Cícero, Bairro: Centro | (82) 98109 – 9112
São Miguel dos Campos:
Santa Casa de Misericórdia
Praça Dr. José Inácio | (82) 3271 – 9401
Palmeira dos Índios:
Maternidade Santa Olímpia
Avenida Deputado Medeiros Neto | (82) 3421 – 9000
Postos Coletas
Hospital Nossa Senhora da Guia
Rua Comendador Calaça, 1.244, Bairro: Poço – Maceió, AL | Telefone: 3202 – 5531
Unidade Dr. Hamilton Falcão
Avenida Norma Pimentel da Costa S/N, Benedito Bentes – Maceió, AL | Telefone: 3312-5422
Ascom Sesau
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.