OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de maio de 2025

Notícias

23/05/2025 às 16:49

Hospital da Criança de Alagoas implanta serviço pediátrico de diagnóstico de problemas nas vias áreas

Exame utiliza um tubo flexível, com uma câmera e luz na ponta, para visualizar as vias aéreas superiores. Nataly Lopes Exame utiliza um tubo flexível, com uma câmera e luz na ponta, para visualizar as vias aéreas superiores. Nataly Lopes

Nataly Lopes 

O Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, implantou, nesta sexta-feira (23), o Serviço de Nasofibrolaringoscopia. O novo procedimento irá diagnosticar problemas nas vias aéreas superiores do público infanto-juvenil.

O exame utiliza um tubo flexível, com uma câmera e luz na ponta, para visualizar o nariz, a faringe e a laringe. Ele é um procedimento otorrinolaringológico, rápido e seguro, que ajuda a diagnosticar e avaliar diversas condições, como rinite, sinusite, problemas de voz, pólipos e outras lesões.

Para o diretor clínico da unidade, o pediatra Roney Damacena, a implantação do novo Serviço de Nasofibrolaringoscopia trará muitos benefícios para os pacientes do equipamento de saúde e todo público pediátrico do estado. “Estamos muito felizes em poder anunciar a abertura do Serviço de Nasofibrolaringoscopia aqui no Hospital da Criança de Alagoas. Esse exame vai facilitar o diagnóstico de algumas patologias e condições dos nossos pacientes, podendo melhorar a qualidade de vida deles”, afirma o gestor da unidade.

Com esse procedimento, podem ser identificados vários problemas nasais, de garganta e na voz, explica a otorrinolaringologista pediátrica Gabriela Barros. “A partir de agora, podemos avaliar a via aérea superior, auxiliando no diagnóstico de doenças como rinite, sinusite, hipertrofia adenoideana, hipertrofia amigdaliana, laringomalácia, doença das pregas vocais, entre outras”, esclarece a profissional.



Beneficiada

Um desses casos é a paciente Laura Gabriela Santos, de 9 anos, que foi uma das primeiras crianças a realizar o exame. Ela chegou apreensiva e com medo no consultório, mas teve suas dúvidas tiradas pela especialista e pela equipe presente.

“Somos do município de Olivença e temos o acompanhamento com o otorrinolaringologista de lá, porém esse exame é pago na minha cidade. Conseguimos vir para o Hospital da Criança fazer esse exame, porque minha filha precisa ser operada. Foi ótimo e fui bem atendida pela equipe”, salientou a mãe da paciente, Maria Cicera dos Santos.

Oferta

Para ter acesso ao exame, é preciso de um encaminhamento médico e a marcação pelo Sistema de Regulação. Este procedimento ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) ou de um hospital em que a criança esteja internada ou seja acompanhada.

Ascom Hospital da Criança

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.