OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de maio de 2025

Notícias

24/05/2025 às 12:31

Escolas têm até 30 de junho para promover Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente

Estudantes do ensino fundamental participam da conferência Estudantes do ensino fundamental participam da conferência

Vitor Manoel

Escolas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) têm até o dia 30 de junho para promoverem a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática", a iniciativa é um processo de mobilização para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas com projetos e ações propositivas de enfrentamento às mudanças climáticas, fortalecendo a educação ambiental. Todas as informações para a realização do evento estão disponíveis no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/cnijma.

Promovida pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a CNIJMA visa promover o conhecimento e o envolvimento ativo dos participantes na busca por soluções para os desafios ambientais mais urgentes da atualidade, configurando-se em um processo dinâmico de diálogos e encontros, centrado na valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades.

Desde sua criação em 2003, a CNIJMA já mobilizou mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores das áreas de educação e meio ambiente.

Como participar

Após definir a data da Conferência, a escola deve criar ou recriar a sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) para mobilizar a comunidade educativa para o evento.

Criada a comissão, estudantes e educadores atuarão na elaboração de projetos de ação com base na realidade local e que tragam propostas voltadas aos três eixos da conferência: 1) Territórios Saudáveis – ações direcionadas à promoção da saúde e bem-estar das pessoas e dos ecossistemas que elas integram; 2) Territórios que Protegem – ações de conscientização e prevenção de desastres provocados pelas mudanças climáticas; 3) Territórios de Paz e Sustentabilidade – ações, comportamentos e atitudes que incentivem uma cultura de inclusão, de respeito à diversidade e de paz.




Os projetos de ação serão apresentados e discutidos no dia da conferência e caberá à comunidade escolar votar e escolher a proposta que a representará nas próximas etapas do evento. Durante a conferência, também será eleito o delegado que representará a escola nas próximas fases do evento, bem como o professor ou professora que acompanhará o estudante nestas etapas.

Concluída a conferência, a escola deverá registrar seu projeto de ação e seus representantes (delegado, suplente e professor acompanhante) no site https://www.gov.br/mec/pt-br/c... até o dia 05 de julho.

Confira abaixo o cronograma da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:

- Conferência nas Escolas: até 30 de junho de 2025;

- Registro das Escolas no Site: até 5 de julho de 2025;

- Conferência Estadual/Distrital: até 15 de agosto de 2025;

- Registro da Etapa Estadual/Distrital no Site: até 20 de agosto de 2025;

- Etapa Nacional: de 6 a 10 de outubro de 2025.

* com informações do MEC

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.